SAÚDE

Ministério da Saúde compra mais de 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid

Contrato feito com a Pfizer também inclui entrega de potenciais imunizantes, aprovados pela Anvisa, adaptados a novas variantes

Compartilhe:
30 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

Nesta última sexta-feira (30), o Ministério da Saúde comprou mais de 60 milhões de doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. Com esse novo acordo, no total, o Brasil receberá 150 milhões de doses dos imunizantes, dos quais 81 milhões já foram entregues apenas neste ano.

Ministério da Saúde compra mais de 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid
Foto: Reprodução

Para 2023, até o segundo trimestre, 69 milhões de doses remanescentes devem ser entregues. Esse número inclui vacinas bivalentes (protegem contra a cepa original e a Ômicron), para pessoas acima de 12 anos, e imunizantes monovalentes (protegem contra a cepa original), para crianças de 6 meses a 11 anos.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O contrato também garante a entrega de potenciais vacinas adaptadas a novas variantes (em circulação ou que possam surgir) que forem aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para a faixa etária de 6 meses a 4 anos, em específico, o Brasil receberá dois lotes em 2023. O primeiro, com 16 milhões de doses, durante o primeiro trimestre do ano, e o segundo, com 6,68 milhões, no segundo trimestre.

Há também a previsão de entrega de dois lotes de vacina para as crianças de 5 a 11 anos. As primeiras 11 milhões de doses devem chegar até o primeiro trimestre e, no segundo, mais 6,57 milhões.

Para o público adulto, por sua vez, a entrega de 9,7 milhões de doses da vacina bivalente (que protege contra as subvariantes BA.4 e BA.5 da Ômicron) está prevista para acontecer até junho.

No total, até o momento, o Ministério da Saúde já investiu mais de R$ 38 bilhões na compra de vacinas contra a Covid e distribuiu mais de 577 milhões de doses para os estados e o Distrito Federal.

Leia mais | Fortaleza convoca aprovados em seleção pública para área da saúde

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.