Mais cedo, Elmano havia comentado os atos terroristas
Elmano envia policiais militares do Ceará para o DF
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), utilizou o Twitter para informar que determinou o envio de 70 policiais militares para o Distrito Federal (DF) com o objetivo de auxiliar no restabelecimento da ordem na capital federal. “O pedido de apoio foi feito pelo Governo Federal aos estados após manifestação dos governadores”, explicou.
O chefe do poder estadual cearense adiantou ainda que neste domingo (8) participará de uma reunião do Fórum dos Governadores para discutir os ataques realizados aos prédios públicos em Brasília. “Não permitiremos que extremistas que odeiam a democracia tentem provocar o caos e prejudicar o avanço do Brasil. Nossa democracia será protegida”, afirmou.
Mais cedo, Elmano havia comentado os atos terroristas no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e também no Supremo Tribunal Federal (STF). “Inaceitáveis as invasões ao Palácio do Planalto, Congresso e STF na tarde deste domingo, em Brasília, por grupos de extrema-direita que se recusam a aceitar a decisão da maioria do povo brasileiro.”
O governador ainda afirmou: “Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir! Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos.”
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<
Forças de segurança retomam prédios
Cerca de quatro horas depois, as forças de segurança conseguiram expulsar os milhares de vândalos e retomar a Praça dos Três Poderes neste domingo (8) em Brasília. Os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e também do Supremo Tribunal Federal (STF) foram evacuados.
Segundo informações da polícia, 150 pessoas foram presas em flagrante durante os atos terroristas realizados neste domingo. Vale pontuar que o número de prisões deve aumentar até o final da noite. Inclusive, a Advocacia-geral da União (AGU) solicitou a prisão de Anderson Torres, secretário da Segurança do DF que foi exonerado na tarde deste domingo pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a intervenção federal no Distrito Federal (DF) devido aos ataques que Brasília sofreu na tarde deste domingo (8) nos principais prédios públicos da democracia brasileira. Lula determinou que a intervenção federal estará em vigor a partir deste domingo até o dia 31 de janeiro 2023.
Leia também | Salário mínimo “vai ser pago normalmente”, diz Haddad
>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.