Descoberto em março de 2022 pelo telescópio Samuel-Oschin, do programa Zwicky Transient Facility, o objeto espacial poderá ser visto, desta vez, sem a necessidade de telescópios
Cometa que cruzará o céu após 50 mil anos poderá ser visto no céu do Ceará
O cometa “C/2022 E3 (ZTF)” cruzará o céu da Terra após 50mil anos desde a última visita. O astro pode ser visto neste mês de janeiro. Para apreciar a olho nu, a recomendação é que o céu esteja claro.
Cometa poderá ser visto
Descoberto em março de 2022 pelo telescópio Samuel-Oschin, do programa Zwicky Transient Facility (ZTF), o objeto espacial poderá ser visto, desta vez, sem a necessidade de telescópios. Para cientistas, o C/2022 E3 é um cometa de “longo período” e “raro de se observar”. Os cearenses poderão perceber o cometa no dia 21, por volta das 1h30min, e ficará visível até o nascer do Sol, às 5h40min.
O cometa brilhará em todo o seu esplendor “quando estiver mais próximo da Terra”, explica Thomas Prince, professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia, que trabalha para a ZTF.
Leia mais | Cometa Leonard ilumina o céu do Rio ao lado do Cristo Redentor
Com um bom par de óculos, ou até mesmo a olho nu, o corpo poderá ser visto à noite em locais que o céu esteja claro, ou seja, sem poluição luminosa e o luar não incomode. “Talvez tenhamos sorte e seja duas vezes mais brilhante do que o esperado”, arrisca o astrofísico Nicolas Biver, do Observatório de Paris-PSL.
*Com informações do portal parceiro R7.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.