VOTAÇÃO

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado

Mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos

Compartilhe:
1 de fevereiro de 2023
Portal GCMAIS

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado Federal, em votação realizada na tarde desta quarta-feira (1º). Atual presidente da Casa, o parlamentar teve o apoio de partidos como o PDT, PT, Rede e MDB.

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos. Concorreram ao cargo Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho (PL-RN), que acabou de ser empossado. Eduardo Girão (Podemos-CE) também havia lançado a candidatura, mas desistiu horas antes da votação.

Rodrigo Pacheco reeleito presidente do Senado

Rodrigo Pacheco iniciou a carreira política em 2014, quando foi eleito deputado federal por Minas Gerais pelo PMDB, com 92.743 votos, para a legislação 2015-2019. Na Câmara, coordenou a bancada do PMDB na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quando se tornou o primeiro vice-presidente do colegiado.

Pacheco participou de importantes discussões na Câmara, votando a favor do processo de impeachment de Dilma Rousseff, da PEC dos Tetos de Gastos Políticos. Em 2016, o político disputou a Prefeitura de Belo Horizonte, mas ficou em terceiro lugar com 10% dos votos. No segundo turno, deu apoio a João Leite (PSDB).

No dia 23 de março de 2017, Pacheco foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Foi a primeira vez que um deputado foi eleito em seu primeiro mandato.

Em 2018, Rodrigo Pacheco anunciou a pré-candidatura ao governo de Minas Gerais, porém sofreu resistência de alas do MDB que apoiava a reeleição de Fernando Pimentel. Resolveu deixar o MDB e se filiou ao Democratas (DEM).

Senador

Filiado ao DEM, Rodrigo Pacheco se candidatou ao cargo de Senador por Minas Gerais, eleito em 7 de outubro de 2018, em primeiro lugar, com mais de 3,6 milhões de votos para o mandato 2018-2026.

Com apenas dois anos de mandato, em janeiro de 2021, Rodrigo Pacheco foi indicado para disputar a Presidência do Senado. No dia 01 de fevereiro foi eleito com 57 votos com o apoio da base aliada como também da oposição, para o biênio 2021-2022, derrotando a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Leia também | Lula deve se reunir com Lira, Pacheco, Moraes e Rosa Weber nesta quarta-feira (9)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.