INTERNACIONAL

OMS confirma surto do vírus de Marburg, considerado um dos mais letais do mundo

Há um surto sendo monitorado em Guiné Equatorial e já soma nove mortes e 16 casos suspeitos

Compartilhe:
15 de fevereiro de 2023
Portal GCMAIS

A Guiné Equatorial, na África Central, confirmou um surto do vírus de Marburg, que faz parte da mesma família do ebola. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgadas na segunda-feira (13), há nove mortes confirmadas e 16 casos são investigados como suspeitos.

OMS confirma surto do vírus de Marburg, considerado um dos mais letais do mundo
Foto: Divulgação/ CDC

A doença causada pelo vírus Marburg causa febre hemorrágica, com taxa de letalidade de até 88%. Isso faz ele ser considerado um dos vírus mais mortais do mundo, conforme a OMS. O quadro começa de forma abrupta, com febre alta, dor de cabeça e mal-estar intensos. Muitos pacientes desenvolvem sintomas hemorrágicos graves no período de sete dias.

“Marburg é altamente infeccioso. Graças à ação rápida e decisiva das autoridades da Guiné Equatorial na confirmação da doença, a resposta de emergência pode atingir todo o vapor rapidamente para salvarmos vidas e determos o vírus o mais rápido possível”, disse, em nota, Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS na África.

A doença foi detectada pela primeira vez em 1967, com surtos simultâneos em Marburg e Frankfurt, na Alemanha e em Belgrado, na Sérvia. O vírus é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros e se espalha entre os humanos através do contato direto com os fluidos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados.

Em 2004, houve um surto do vírus na Angola e matou 90% dos 252 infectados. No ano passado, houve duas mortes relatadas pelo Marburg em Gana.

Ainda não existe tratamento antiviral ou vacina para a condição. Entretanto, segundo a OMS, cuidados de suporte (reidratação com fluidos orais ou intravenosos) e tratamento de sintomas específicos aumentam a sobrevida do paciente.

Leia mais | Ministério da Saúde recebe mais de 1 milhão de vacinas bivalentes contra Covid-19

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.