DECRETO LEGISLATIVO

Bairro Dendê pode mudar de nome e se chamar Rachel de Queiroz; entenda a proposta

Autoria é do vereador Danilo Lopes (Avante) e o texto deve ser votado na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira (2)

Compartilhe:
1 de março de 2023
Portal GCMAIS

Um projeto de Decreto Legislativo na Câmara Municipal de Fortaleza pretende mudar o nome do bairro Dendê, na capital, para Rachel de Queiroz. A autoria é do vereador Danilo Lopes (Avante) e o texto deve ser votado na Casa nesta quinta-feira (2).

Bairro Dendê pode mudar de nome e se chamar Rachel de Queiroz; entenda a proposta
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conforme o parlamentar, a proposta de mudança do nome do bairro ocorre por dois motivos. Um deles é a confusão com relação ao nome bairro Dendê e a comunidade do Dendê, no Edson Queiroz. Além disso, segundo ele, nenhum bairro de Fortaleza homenageia uma mulher, enquanto 33 bairros possuem nomes de homens.

“A maioria das pessoas acha que o bairro Dendê é a comunidade do Dendê, no Edson Queiroz, perto da Unifor, mas de fato o bairro Dendê fica entre o Itaperi, a Maraponga e o Jardim Cearense, mas pouca gente consegue localizá-lo dessa forma. Também existe em Fortaleza, podemos dizer, uma dívida com as mulheres, pois não temos nenhum bairro que homenageie uma mulher”, declarou.

Mudança de Dendê para Rachel de Queiroz

Em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação, Danilo Lopes explicou que existem bairros com nome de santas como Parque Santa Rosa, Bairro de Lourdes, Bairro de Fátima e da personagem de um livro de José de Alencar, ou seja, Praia de Iracema, Parque Iracema e Jardim Iracema. No entanto, nenhum homenageia uma personalidade histórica do sexo feminino. Ouça:

 

Para que o projeto tramitasse na Câmara, foi necessária a realização de uma audiência pública com a comunidade e a assinatura de 5% dos moradores do bairro.

Foto: Reprodução/Projeto de Decreto Legislativo

Projeto de decreto legislativo

Os projetos de decreto legislativo têm a finalidade de regular as atividades externas às Casas Legislativas. Dependendo do campo temático como prescrito no Regimento Interno, o projeto de Decreto Legislativo aprovado será promulgado pelo Presidente da Câmara dos Vereadores.

Quem foi Rachel de Queiroz?

A escritora cearense nasceu em 1910 e se estivesse viva completaria, em 2023, 113 anos. Rachel de Queiroz foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras e a primeira a receber o Prêmio Camões de Literatura. Ao longo da sua vida, a romancista escreveu 22 livros.

Nascida em Fortaleza, mudou-se para a fazenda da família em Quixadá com apenas 40 dias de vida. Desde lá viveu entre o município, Fortaleza e o Rio de Janeiro. Sua vivência nas Fazendas “Não me deixes” e “Junco”, em Quixadá, durante a seca de 1915, foi a inspiração para escrever o romance “O Quinze”, com apenas 20 anos. A obra que retrata a resiliência do sertanejo frente à seca marcou a história da literatura brasileira.

Leia também | Procon Fortaleza investiga 79 postos de combustíveis por prática preços abusivos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.