EDUCAÇÃO

Projeto de incentivo à leitura revitaliza oito bibliotecas de escolas públicas em Maracanaú e Forquilha

Espaços foram reformados, receberam novos equipamentos e acervo ampliado; mais de cinco mil estudantes da educação básica serão beneficiados

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9 de março de 2023
Portal GCMAIS

O projeto ‘Territórios da Leitura’ inaugura, nesta quinta-feira (9) e na sexta-feira (10), novas bibliotecas em sete escolas municipais de Maracanaú e, na segunda-feira (13), em uma escola estadual de Forquilha. As instituições de ensino receberão bibliotecas revitalizadas, com acervos ampliados, e oficinas para estudantes e educadores, beneficiando cerca de 5.440 crianças do ensino infantil, fundamental e médio.

Projeto de incentivo à leitura revitaliza oito bibliotecas de escolas públicas em Maracanaú e Forquilha
Foto: Divulgação

O projeto, que já está na sua terceira edição, revitaliza as bibliotecas de escolas públicas da educação básica, trazendo novas cores, mobiliários, equipamentos eletrônicos e jogos educativos, além de doar mais de 200 novos livros para cada biblioteca. Também são oferecidas oficinas literárias, contação de histórias para estudantes e atividades formativas para educadores das instituições. O projeto realizará ainda, do dia 27 ao dia 31 de março, no YouTube, um seminário virtual e gratuito para educadores sobre leitura e escrita literária na educação básica.

A biblioteca escolar é considerada uma das principais portas de entrada ao mundo da leitura para as crianças e os adolescentes brasileiros, no entanto, somente 36% das escolas brasileiras possuem bibliotecas, segundo o Censo Escolar de 2019.

“A leitura é fundamental para o indivíduo se compreender, compreender o próximo e o mundo. Por isso, o Territórios da Leitura trabalha para que o livro e a leitura façam parte do cotidiano de escolas públicas, tendo a biblioteca escolar como âncora e como um ponto de cultura, conhecimento e encontro”, enfatiza Emídio Sanderson, idealizador e diretor do Territórios da Leitura.

Seminário virtual

O projeto Territórios da Leitura também oferece um seminário virtual para educadores sobre leitura e escrita literária na educação básica. O seminário será aberto, gratuito e composto por cinco webinars exibidos entre os dias 27 e 31 de março no canal do YouTube da Invento Produções Culturais. Para receber o certificado, será necessário se inscrever no site do projeto, assistir os webinars ao vivo e assinar a sua frequência. A inscrição é gratuita e feita pelo site: territoriosdaleitura.com.br.

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Programação

Cronograma de reinaugurações das bibliotecas:

Dia 09/03 (Maracanaú)

10h – EMEF Evandro Ayres de Moura

13h – EMEIEF Senador Carlos Jereissati

15h – EMEIEF Construindo o Saber

Dia 10/03 (Maracanaú)

8h – EMEF Deputado Ulysses Guimarães

10h – EMEF José Dantas Sobrinho

13h – EMEIEF Antonio Gondim Lima

15h – EMEIEF Walmiki Sampaio de Albuquerque

Dia 13/03 (Forquilha)

8h – EMETI Elza Goesch

Seminário virtual:

Dia 27/03 (segunda-feira) – 18h

“A Leitura Literária na Educação Básica” com Maria Amélia Dalvi – Professora com Mestra em Letras e Doutorado em Educação

Dia 28/03 (terça-feira) – 18h

“Encontro com a poesia ou Poesia na sala de aula” com José Hélder Pinheiro Alves – Professor com Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Letras

29/03 (quarta-feira) – 18h

“Clube de leitura na escola: como fazer?” com Luciana Gerbovic – Advogada, escritora, professora e mediadora de clubes de leitura

30/03 (quinta-feira) – 18h

“Entre ler e o contar: ampliação de repertórios culturais para uma educação antirracista” com Mafuane Oliveira – Arte-educadora, escritora e contadora de histórias

31/03 (sexta-feira) – 18h

“A Leitura Literária na Biblioteca Escolar” com Renata Junqueira – Professora com Mestrado e Doutorado em Letras e Pós-doutorado em Literatura

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