Decisão, assinada nesta sexta-feira (17), vale por 90 dias e pode ser prorrogada
Prefeitura de Aratuba decreta estado de emergência após mortes por deslizamento de terra
A Prefeitura de Aratuba decretou estado de emergência após o deslizamento de terra que matou três pessoas e deixou famílias desalojadas. A decisão, assinada nesta sexta-feira (17), vale por 90 dias e pode ser prorrogada.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O decreto assinado pelo prefeito Joerly Victor cita que, na quinta-feira (16), o município foi “tomado por uma grande quantidade de água, causando danos em propriedades particulares, comprometimento da rede elétrica, destruição/danificação de casas e utensílios domésticos populares”.
Estado de emergência em Aratuba
Os estados e municípios afetados por desastres naturais devem decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública antes de solicitar recursos federais para ações de defesa civil. O reconhecimento federal deve ser solicitado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
O reconhecimento deve ser solicitado pelo governador ou prefeito e reconhecido pelo governo federal. Após análise das informações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com a especificação do valor a ser liberado.
Com a decisão, os municípios podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise.
Deslizamento
Um dia após o deslizamento de terra que deixou uma mulher de 21 anos e duas crianças mortas em Aratuba, a 132 km de Fortaleza, o governador Elmano de Freitas visitou a área atingida pelas chuvas. Acompanhado do prefeito Joerly Victor e de representantes das forças de segurança do Estado e da Defesa Civil, o chefe do Executivo acompanhou o trabalho das equipes que fazem a remoção de pessoas das áreas de risco e prestam socorro aos feridos no desastre.
Nesta sexta-feira (17), em reunião realizada no Palácio da Abolição, um grupo de trabalho foi instituído para avaliar a situação dos municípios que sofrem com transtornos em decorrência do grande volume de chuvas dos últimos dias. Titulares das secretarias da Casa Civil, Proteção Social, Recursos Hídricos e Cidades, a Procuradoria Geral do Estado e a Superintendência de Obras Públicas participaram do encontro, além de Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Militar, Funceme, Sohidra e Cogerh.
Leia também | Jogos de volta da semifinal do Campeonato Cearense terão exame antidoping
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Célio Studart propõe que cães e gatos sejam incluídos como dependentes no Imposto de Renda

Cinco pessoas são presas por envolvimento na morte de Bia Dançarina em Baturité

Penaforte (CE) tem situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal após fortes chuvas
