A data passou a fazer parte do calendário brasileiro no ano passado
Saiba por que 21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down
O dia escolhido para falar, em todo o planeta, sobre a síndrome de Down não poderia ser outro: o dia 21 do mês 3 (março). A síndrome de Down é uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Por isso, a síndrome também é chamada de trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente T21. Segundo o Ministério da Saúde, essa alteração cromossômica – observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down – é a mais comum entre os humanos. A seguir, saiba mais sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down
Vale recordar que a data passou a fazer parte do calendário brasileiro no ano passado, após a publicação da sanção à Lei 377/2011. Agora, pela legislação, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com Síndrome de Down ficam “incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.”
Leia também | Anvisa libera venda de 930 pomadas para cabelo; mais de 1.500 permanecem irregulares
Importante ressaltar que não é correto dizer que a Síndrome de Down é uma doença ou que uma pessoa que tem síndrome de Down é doente. A Síndrome de Down é descrita a partir de uma ocorrência genética e, por isso, não deve ser caracteriza como uma doença. Inclusive, os indivíduos com síndrome de Down podem ter algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, entretanto, eles não são todos iguais. Segundo o Movimento Down, é preciso evitar mencioná-los como um grupo único e uniforme.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.