A Anvisa decidiu suspender temporariamente as vendas de todas as 3.154 marcas (nacionais e importadas) vendidas no país diante do aumento de denúncias de problemas de saúde
Pomada pra cabelo é aprovada pela Anvisa. Veja quais marcas liberadas
A Anvisa anunciou que vai liberar a venda da pomada para cabelo depois que consumidores relataram problemas de cegueira após o uso.
No total, 934 marcas de pomada para cabelo foram liberadas. Esse produto é usado para trançar, modelar ou segurar o cabelo, e haviam sido proibidas desde o mês passado em meio a relatos de irritação ocular e até cegueira temporária.
A Anvisa ressaltou que esta é uma lista restrita e que a proibição continua para produtos não mencionados no documento acima.
Veja porque a Anvisa bloqueou a venda de pomada para cabelo
A Anvisa decidiu suspender temporariamente as vendas de todas as 3.154 marcas (nacionais e importadas) vendidas no país diante do aumento de denúncias de problemas de saúde causados pela pomada. Alguns consumidores relataram queimação nos olhos após entrar em uma piscina ou chuveiro, fazendo com que a pomada escorresse de seus cabelos para o rosto.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos produtos que causam reações adversas oculares graves contém altas concentrações de substâncias Ceteareth-20.
Com isso, continua a proibição de produtos nessa situação, “permitindo que algumas formulações com menos de 20% dessa substância voltem ao mercado“, afirmou a Anvisa.
Desde o início do ano, a Anvisa cancelou autorizações de 635 produtos como parte das investigações de casos, incluindo o uso de ingredientes não autorizados ou em excesso, a ausência de responsáveis técnicos etc.
“Vamos continuar o monitorando todos os casos de reações adversas relacionadas à pomada capilar e tomará providências nos casos que possam levar a novos eventos”, disse a agência.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia