ARTESANATO

Paracuru e Beberibe recebem ações do projeto CeArt Itinerante com serviços aos artesãos

Os artesãos dos municípios vizinhos, como Trairi e Pacatuba, também receberão atendimento nas instalações do Caminhão do Cidadão.

Compartilhe:
15 de abril de 2023
Portal GCMAIS

A CeArt Itinerante leva os serviços da Central de Artesanato do Ceará a diversos municípios. Neste mês o projeto estará nos municípios de Paracuru e Beberibe, visando ampliar o atendimento e profissionalização de artesãos do Ceará.

Paracuru e Beberibe recebem ações do projeto CeArt Itinerante com serviços aos artesãos
Foto: Ascom SPS

No período de 17 a 19 de abril, Paracuru recebe o projeto, que vai contar com oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, certificação de produtos, palestras e oficinas artesanais. Os artesãos dos municípios vizinhos, como Trairi e Pacatuba, também receberão atendimento nas instalações do Caminhão do Cidadão. Em Beberibe, a ação acontece nos dias 27 e 28 de abril.

Através da emissão de identidades artesanais, a Secretaria da Proteção Social (SPS) reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios, como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos, a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e a atualização de técnicas e a hospedagem na Casa do Artesão Cearense, em Fortaleza.

Para cadastro e renovação de identidade artesanal, o artesão deve ter em mãos documentos de identificação (RG, CPF e Comprovante de Residência), uma peça pronta na técnica que deseja se cadastrar e material para produzir a peça do início em um teste de habilidade.

“O objetivo dessa ação é beneficiar grupos produtivos e associações do Estado, levando até eles o processo de cadastramento para emissão de identidade artesanal e o serviço de emissão do Selo CeArt com a certificação de novos produtos artesanais que poderão ser comercializados nos espaços das lojas CeArt”, destaca a coordenadora de artesanato, Patrícia Liebmann.

A Ceart Itinerante já passou por 25 municípios de dez regiões do Estado, desde o lançamento, em outubro de 2021. Aproximadamente 1,6 mil artesãos do interior do Ceará foram beneficiados pela ação que dá acesso aos benefícios oferecidos pela gestão pública.

No total, são 37,4 mil artesãos cadastrados e 86 entidades artesanais ativas na Central de Artesanato do Ceará. De 2015 a 2022, 37.273 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 479.721 peças artesanais, movimentando mais de R$ 17 milhões em vendas.

Projeto CeArt Itinerante

Paracuru

  • Data: 17 a 19 de abril (segunda a quarta-feira)
    Horário: 10h às 15h
    Local: Rua Coronel Meireles, 07 – Centro
  • Serviços: Oficina de Pirografia em Madeira
    Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais
    Certificação de Produtos
    Palestra Sebrae “Como utilizar o marketing digital para vender artesanato”

Beberibe

  • Data: 27 e 28 de abril (quinta a sexta-feira)
    Horário: 10h às 16h
    Local: Rua Sagrado Coração de Jesus – Praça Matriz
  • Serviços: Oficina Artesanal
    Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais
    Certificação de Produtos
    Palestra Sebrae

Leia também | Uece oferta 1.800 vagas para curso Microempreendedor Individual (MEI); saiba como participar

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.