Desinstalar determinados aplicativos pode ser uma boa opção para garantir o uso seguro e otimizado do seu telefone, seja ele Android ou iPhone (iOS)
ATENÇÃO! Delete estes 5 aplicativos do seu celular para a sua segurança
Sabia que seu celular corre grande perigo com a instalação de alguns aplicativos e que isso pode afetar a segurança de dados importantes?
Desinstalar determinados aplicativos pode ser uma boa opção para garantir o uso seguro e otimizado do seu telefone, seja ele Android ou iPhone (iOS). Manter essa prática é importante para aumentar a capacidade de armazenamento do seu aparelho, pois é comum manter instalados programas que não são utilizados há muito tempo.
Existem também apps que podem colocar seus dados em risco, como APKs não oficiais e plataformas descontinuadas que não são mais protegidas e monitoradas pelos desenvolvedores.
5 aplicativos para desinstalar urgentemente do seu celular
Pensando nisso, selecionamos os cinco apps que você deve deletar do seu celular imediatamente:
1. Bloatwares
Bloatwares são aplicativos pré-instalados de fábrica em seu telefone. Eles podem acabar sendo “esquecidos” pelos usuários, pois costumam ter pouca funcionalidade. Com isso, eles ocupam desnecessariamente a memória do seu aparelho, causando lentidão. Existem algumas opções bastante pesadas, como o MIUI da Xiaomi e o One UI da Samsung – os telefones da marca ainda vêm com uma infinidade de aplicativos bloatware, muitos dos quais são apenas versões “alternativas” da plataforma do Google que a maioria das pessoas já usa.
2. APKs não oficiais
Os APKs “crackeados” são projetados para fornecer recursos gratuitos (ilegais) que normalmente exigiriam pagamento ou ainda não foram publicados no aplicativo oficial. É o caso do WhatsApp GB, uma versão melhorada do Messenger, por exemplo, com conversas personalizadas, histórias mais longas, tradução automática de conversas, etc.
3. Apps sem utilização dentro do celular
É normal parar de usar determinados aplicativos com o tempo. Mas “esquecê-los” no celular pode sobrecarregar o aparelho e até mesmo comprometer o espaço de armazenamento, ocupando espaço em outros aparelhos que realmente podem ser úteis para as suas necessidades. Entre as plataformas que provavelmente serão abandonadas, uma das principais são os aplicativos de namoro – porque os usuários podem já ter encontrado alguém, ou ainda não se adaptaram à dinâmica de conhecer novas pessoas online.
4. APP com função de telefone celular
No passado, alguns recursos não eram integrados aos dispositivos Android e iPhone (iOS). Nesses casos, os usuários precisam recorrer a aplicativos de terceiros para complementar seu uso. Porém, com a atualização contínua do sistema operacional, os usuários passaram a contar com alguns aplicativos práticos em seus celulares, como lanterna, leitor de QR code, reprodutor de mídia, bloco de notas e assim por diante.
5. Aplicativos sem atualização
Existem aplicativos que são abandonados pelos desenvolvedores, ou seja, não são mais atualizados. Essas plataformas geralmente são excluídas pela loja oficial de aplicativos, mas se já estiver instalada no telefone, só poderá ser desinstalada pelo usuário. Pode haver várias desvantagens em continuar a usá-lo, pois o aplicativo agora está “morto” e você não receberá correções de bugs e outros problemas. Ainda assim, essas plataformas são mais facilmente exploradas por hackers, ameaçando a segurança de quem ainda as utiliza.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
Esse conteúdo é de responsabilidade da equipe gB.Mídia