Equipamento, que deve ser o maior Terminal Aberto da capital cearense, será construído no terreno onde funcionava o antigo Beco da Poeira
Confira detalhes do Terminal aberto José de Alencar, em Fortaleza
A ordem de serviço para o início da construção do Terminal José de Alencar, no Centro de Fortaleza, foi assinada pelo prefeito José Sarto, na quarta-feira (26). O equipamento, que deve ser o maior Terminal Aberto da capital cearense, será construído no terreno onde funcionava o antigo Beco da Poeira, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, ao lado da estação de metrô, permitindo a integração dos modais.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Terminal aberto José de Alencar
De acordo com Sarto, o equipamento deve ser entregue em um ano. “O prazo é de 12 meses e, no ano que vem, iremos entregar um equipamento que não é só de transporte público, mas que também vai dinamizar a economia, reintegrando o comércio do Centro, e revitalizar a cultura, pois dará acesso a equipamentos como Theatro José de Alencar, Estação das Artes e Teatro São José”, esclareceu.
O projeto prevê a construção de três plataformas de embarque e desembarque com mais de 2 mil metros quadrados de área, com coberturas metálicas já dimensionadas para possibilitar a instalação futura de painéis solares. No local serão construídas passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas, para dar mais segurança, além de delimitar e resguardar o tráfego de pedestres.
Conforme a gestão municipal, o interior do novo equipamento terá pavimento rígido em concreto “para resistir ao intenso fluxo de ônibus e garantir maior durabilidade da pista”. Com investimento de R$ 12,1 milhões, o terminal contará, ainda, com pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório e paisagismo.
Além das obras de construção do novo terminal, o projeto também prevê a urbanização das ruas 24 de Maio, entre as ruas Guilherme Rocha e Castro e Silva. A via receberá nova pavimentação em piso intertravado, novas calçadas padronizadas, mobiliários urbanos, itens de acessibilidade como rampas, passagem elevada e piso tátil, totalizando cerca de 340 metros de intervenções.
Leia mais | Carteira de estudante de 2022 é válida até 30 de abril
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Caminhão do Cidadão leva serviços gratuitos a 12 comunidades do CE na próxima semana

Cemitérios públicos da Capital são preparados para receber visitas no Dia das Mães

Senado aprova projeto que cria novo símbolo unificado de acessibilidade no Brasil
