Críticas públicas entre Sarto e Elmano têm se intensificado nas últimas semanas
Prefeitura divulga ofício com pedido de Sarto para reunião com Elmano
Após a declaração do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), de que não recebeu do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), nenhuma solicitação de audiência desde o fim do ano passado, a Prefeitura da capital divulgou um ofício com o histórico de contatos pessoais e oficiais da gestão com o governo estadual solicitando reuniões para tratar das parceiras entre Estado e Município.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Além de diversas ligações e mensagens, o prefeito encontrou Elmano, em agenda pública, na cerimônia de 80 anos do Sinduscon-CE, no dia 17 de novembro de 2022. Neste ano, houve novo encontro entre os gestores na solenidade de posse da nova diretoria da Aprece, em 25 de janeiro. No dia 31 do mesmo mês, foi enviado ofício ao Gabinete do governador solicitando reunião. No dia 22 de fevereiro, Sarto foi convidado a participar, no dia seguinte, da inauguração da Areninha do Conjunto Palmeiras, e compareceu ao evento. Em seguida, no dia 24, equipe do prefeito fez contatos com o Gabinete do governador formalizando convite para entrega do Posto de Saúde Doutor Henrique Mota Neto, no Siqueira”, diz a Prefeitura em nota.
Desde o dia 10 de abril, o pedido está na situação de “processo migrado” em análise da Assessoria Especial de Chefia de Gabinete, conforme o Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica do Governo do Estado.
Nos últimos dias, Sarto tem feito cobranças públicas e disse que aguarda disponibilidade de agenda para se reunir com Elmano. Em entrevista nesta quinta-feira (27), durante o lançamento do torneio Taça das Favelas, o governador disse que não recebeu pedido oficial de reunião e sinalizou que o encontro pode acontecer.
“Oficialmente eu não recebi nenhum pedido de agenda, nós vamos marcar. Eu estou reunindo com os deputados que representam os municípios pra poder nós destravarmos todas as partes financeiras de obras que estavam em execução de convênio com os municípios. E estou reunindo com cinco, seis deputados por dia, recentemente, estão trazendo exatamente as pautas dos municípios. Em seguida, em algum momento, certamente nós teremos demandas de Fortaleza e nós vamos desenrolar esses problemas”, declarou Elmano de Freitas.
Relação entre Sarto e Elmano
Em agenda nessa quarta-feira (26), o prefeito da capital, José Sarto cobrou Elmano sobre o funcionamento de outros hospitais geridos pelo Estado para desafogar o atendimento nas unidades de saúde de Fortaleza. O gestor disse ainda esperar uma reunião com o Governo do Ceará.
“Ainda estou aguardando que seja uma relação administrativamente madura e que comporte críticas lá e cá. Eu ainda não fui recebido (em reunião)”, pontuou.
Em nota, o Governo do Ceará informou que o encontro deve ser realizado “em próximo momento. “O governador Elmano de Freitas iniciou, na última semana, uma série de reuniões com deputados e deputadas estaduais, que têm apresentado as demandas de seus municípios. Em um próximo momento será realizado encontro com o prefeito de Fortaleza, José Sarto”, disse a gestão.
Críticas públicas
As críticas públicas entre Sarto e Elmano têm se intensificado nas últimas semanas. A última envolve a troca de acusações sobre as lotações nas unidades de saúde da capital cearense. O prefeito chegou a afirmar que “Todo mundo sabe que Fortaleza carrega a saúde do Ceará nas costas”. Na última segunda-feira (24), Elmano declarou que o aumento da demanda em hospitais estaduais ocorreu por uma “decisão da prefeitura de fechar serviços de saúde”.
Leia também | Elmano diz que não recebeu pedido oficial de reunião com prefeito José Sarto
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.