HISTÓRIA

Primeiro Dia das Mães foi comemorado no Brasil em 12 de maio; saiba mais

Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães como uma data nacional, a ser comemorada no segundo domingo de maio de cada ano.

Compartilhe:
12 de maio de 2023
Portal GCMAIS

O Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez no Brasil em 12 de maio de 1918, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi da Associação Cristã de Moços, que promoveu uma homenagem às mães na Igreja de São Paulo. A partir daí, a data começou a ser comemorada em outras cidades do país, até se tornar uma celebração nacional. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães como uma data nacional, a ser comemorada no segundo domingo de maio de cada ano.

Primeiro Dia das Mães foi comemorado no Brasil em 12 de maio; saiba mais
Foto: Pexels

O Dia das Mães no mundo

O Dia das Mães é celebrado em diferentes dias em todo o mundo. A maioria dos países comemora a data no segundo domingo de maio, assim como no Brasil. Alguns exemplos de países que adotam essa data incluem Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, Índia, China, Japão e grande parte da Europa.

No entanto, existem países que celebram o Dia das Mães em outras datas. Por exemplo, em Portugal, a data é comemorada no primeiro domingo de maio. Já na Argentina e no Paraguai, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de outubro. Na Rússia, a data é comemorada no último domingo de novembro.

Em alguns países, o Dia das Mães não é comemorado em um domingo, mas sim em outras datas. Por exemplo, na Noruega, a data é celebrada no segundo domingo de fevereiro, enquanto na França, é comemorada no último domingo de maio, a não ser que coincida com o Pentecostes, caso em que a data é adiada para o primeiro domingo de junho.

História da data no Brasil

A história do Dia das Mães no Brasil remonta ao início do século XX. A data foi inspirada em uma comemoração semelhante nos Estados Unidos, que teve origem em 1908, quando a ativista Anna Jarvis promoveu um evento em homenagem à sua mãe falecida. A celebração nos EUA ganhou força e se espalhou por outros países.

No Brasil, a primeira celebração do Dia das Mães ocorreu em 12 de maio de 1918, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi da Associação Cristã de Moços, que promoveu uma homenagem às mães na Igreja de São Paulo. A partir daí, a data começou a ser comemorada em outras cidades do país.

Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães como uma data nacional, a ser comemorada no segundo domingo de maio de cada ano. A partir de então, a data se tornou uma das mais importantes do calendário comercial brasileiro, movimentando o comércio e gerando muitas homenagens às mães em todo o país.

Apesar de sua origem comercial, o Dia das Mães também é uma oportunidade para reforçar a importância do papel das mães na sociedade e celebrar o amor, o cuidado e a dedicação que elas dedicam a seus filhos e filhas.

Leia também | Dia das Mães: Shopping em Fortaleza vai sortear hospedagem em resort 5 estrelas no Cumbuco

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.