Segundo levantamento inicial, 45 mil processos estão na fila de espera.
INSS realiza mutirão para liberar salário maternidade
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizam mutirão de análise de salário maternidade, com o objetivo de priorizar os processos que não receberam resposta após 30 dias e reduzir o estoque de requerimentos iniciais do benefício. Segundo levantamento inicial, 45 mil processos estão na fila de espera.
O benefício é para a pessoa que se afasta da sua atividade por motivo de nascimento de filho(a), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Este pedido é realizado totalmente pela internet, não é preciso ir até uma agência do INSS. A seguir, sabia mais sobre o processo.
Quem pode solicitar o salário maternidade do INSS?
Tem direito a pessoa que se afastar da atividade por motivo de nascimento do filho, aborto não-criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção; pedir o salário maternidade até 5 anos após as datas dos eventos acima; comprovar a carência mínima de 10 meses de contribuições para o contribuinte individual (que trabalha por conta própria), facultativo e segurado(a) especial (rural).
Estão isentos de carência o empregado doméstico e o trabalhador avulso. Para os desempregados, é necessário comprovar a manutenção da qualidade de segurado do INSS. O salário maternidade para empregada é pago diretamente pela empresa.
Solicite o salário-maternidade do INSS
Leia também | Seleção para gestores escolares é aberta em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.