ELEIÇÕES ACIRRADAS

Disputa pela presidência na Turquia pode ir para o segundo turno

É o pleito mais disputado dos últimos tempos no país

Compartilhe:
14 de maio de 2023
Portal GCMAIS

As eleições para presidente na Turquia estão sendo marcadas por uma disputa acirrada entre Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kiliçdaroglu. Até a publicação desta matéria, nenhum dos dois candidatos têm 50% dos votos conquistados – caso nenhum deles supere esta marca, o pleito irá para o segundo turno.

Disputa pela presidência na Turquia pode ir para o segundo turno
Foto: Reprodução

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<

Segundo informações obtidas pela agência de notícias estatal Anadolu, com 94,66% das urnas apuradas por volta de 19h20min (horário de Brasília), Erdogan estava com 49,56%, enquanto o opositor tinha 44,71%. O resultado oficial, entretanto, deve ser anunciado perto da madrugada desta segunda-feira, 15, pelo Conselho Superior Eleitoral do país. Nas pesquisas feitas na semana passada, havia a expectativa de que Kiliçdaroglu derrotasse Erdogan e encerrasse um governo que já dura duas décadas. Em caso de segundo turno, as eleições serão marcadas para 28 de maio.

Leia mais | Suspeito de envolvimento em chacina do Lagamar é preso em shopping de Fortaleza

Diferente do que as agências vinham divulgando, neste domingo, o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu afirmou estar liderando a contagem de votos contra Erdogan.

Segundo a Reuters, já era esperado inclusive que esses resultados iniciais fossem favoráveis a Erdogan, já que muitas das primeiras contagens normalmente vêm de áreas rurais e mais conservadoras do país.

Quem é quem

Líder do conservador e religioso Partido da Justiça e Desenvolvimento, ou AKP, Erdogan chegou ao poder em 2003, inicialmente como primeiro-ministro. Em 2017, liderou a troca do regime político de parlamentarismo para o presidencialismo após sair vitorioso de uma tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 2016. Desde então, venceu todas as eleições presidenciais.

Em 2023, entretanto, as pesquisas indicam uma eleição apertada —o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, tem uma leve vantagem no primeiro turno, mas provavelmente o resultado será decidido no segundo turno, em 28 de maio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.