TRANSPORTE PÚBLICO

Saiba como solicitar Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não aparente em Fortaleza

Acometidos com fibromialgia, cânceres, dores lombares e outras doenças que reduzem a mobilidade têm direito ao acesso preferencial no transporte público urbano de Fortaleza

Compartilhe:
15 de maio de 2023
Portal GCMAIS

O Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não aparente possibilita o embarque e desembarque do passageiro pela porta da frente dos coletivos, dentro ou fora dos terminais de integração de Fortaleza, além de prioridade quando for comprovada a restrição de passagem pela catraca. O cartão especial é emitido pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) desde 2021 e possibilita maior acessibilidade e acolhimento para pessoas com dificuldades motoras.

Saiba como solicitar Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não aparente em Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Para solicitar o benefício, o usuário deve dirigir-se à sede da Etufor, mediante agendamento online, com os documentos (RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico da mobilidade reduzida não-aparente) e será realizada análise para saber se o solicitante atende aos critérios estabelecidos. Após essa fase, será realizada a captura biométrica da foto do usuário, para permitir o uso exclusivo do beneficiário e evitar fraudes.

Mobilidade reduzida não aparente são aquelas que não são possíveis de identificar em um primeiro contato visual como cânceres, malformações vasculares, visibilidade reduzida e fibromialgia. Por causa dessa dificuldade de percepção, muitas vezes as pessoas sofrem preconceito ao exercerem seus direitos, como usar uma fila preferencial ou estacionar em uma vaga para pessoas com deficiência.

A fibromialgia, doença crônica reumática que afeta a musculatura, aparece como principal motivação para a procura do cartão de embarque especial, seguido do câncer de mama e da lombalgia, dor intensa na região da lombar. Entretanto, portadores de qualquer doença que reduza a mobilidade, desde que atestado por laudo médico, podem solicitar o documento.

Leia mais | 150 mil beneficiários são bloqueados em Fortaleza; saiba como atualizar o cadastro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.