Votação foi apertada no 1º turno
Erdogan lidera apuração do 2º turno na Turquia
O atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, lidera o 2º turno das eleições presidenciais no país. Com 87,55% das urnas apuradas, o atual presidente turco tem 52,93% dos votos. Ele disputa o pleito com Kemal Kiliçdaroglu, que até o momento, tem 47,07% dos votos. Os dados são do Supremo Conselho Eleitoral da Turquia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O presidente chegou como favorito no segundo turno, apesar do desejo de mudança do eleitorado, da inflação galopante e das denúncias das restrições de liberdades em um país onde há dezenas de milhares de opositores presos ou exilados.
Leia mais | Receita combate fraudes envolvendo falsas deduções com saúde no Imposto de Renda
No primeiro turno, realizado em 14 de maio, Erdogan, à frente do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, islâmico e conservador), ficou em primeiro lugar com 49,5% dos votos, contra 45% de seu rival, o social-democrata Kemal Kilicdaroglu.
Erdogan, de 69 anos, votou ao meio-dia (horário local) em um bairro de Usküdar, onde uma multidão entusiasmada o esperava.
“Nenhum país do mundo tem uma taxa de participação de 90% e a Turquia quase a atingiu. Peço aos meus concidadãos que votem sem hesitar”, disse o líder.
No primeiro turno, a participação foi de 87%.
O candidato da oposição, à frente de uma coalizão de seis partidos, votou em Ancara, capital do país, onde convidou os seus apoiadores a permanecerem próximos das urnas após o encerramento das assembleias de voto para acompanharem a contagem.
Observadores
As eleições na Turquia, com 85 milhões de habitantes e membro da Otan, são observadas de perto pelas potências ocidentais e pelos países do Oriente Médio devido ao seu papel geopolítico fundamental. Ambos os candidatos convocaram seus apoiadores para assistir à apuração dos votos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.