Levantamento traz 63 opções de presentes, serviços e destinos turísticos para a data, que é comemorada na próxima segunda-feira (12)
Dia dos Namorados: preços de presentes e serviços podem variar até 663% em Fortaleza
Os preços de presentes e serviços para o Dia dos Namorados podem variar até 663% em Fortaleza, conforme pesquisa do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) divulgada nesta quarta-feira (7). O levantamento traz 63 opções de presentes, serviços e destinos turísticos para a data, que é comemorada na próxima segunda-feira (12).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Existem opções de presentes entre R$ 70,90, se a opção for uma máquina de cortar cabelo, a R$ 9.999,00, se o presente for um aparelho celular importado. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de maio e 2 de junho em nove lojas físicas, no Centro, bem como em 10 lojas virtuais, além de floriculturas e empresas de cestas de café da manhã localizadas em todas as Regionais de Fortaleza.
Entre as nove lojas físicas pesquisadas, no Centro de Fortaleza, a maior variação está no preço de um aparelho celular. O mesmo produto, da mesma marca, pode custar de R$ 1.199,00 a R$ 1.999,00, uma diferença de 66,72%. O segundo item que mais varia de preços entre lojas do Centro é o barbeador elétrico, que pode ser comprado de R$ 149,90 a R$ 239,90, conferindo uma variação de 60,04%.
Preços de presentes para o Dia dos Namorados
Para os casais que desejarem passar o Dia dos Namorados em suítes especiais, em motéis da Capital, o preço para permanência de até três horas pode variar de R$ 55,00, no Itaperi (Regional 8), a R$ 420,00, na Luciano Cavalcante (Regional 7), uma diferença de 663,64%.
Se a opção for um presente mais romântico, a opção do ramalhete de rosas, com 12 unidades, que pode ser comprado pelo mesmo preço de R$ 150,00, nos bairros Carlito Pamplona, Parangaba e Conjunto Ceará. A mesma quantidade de rosas, na Aldeota, sai por R$ 240,00, uma diferença de 60%.
Eneylândia Rabelo, presidente do Procon Fortaleza, lembra que, nas compras em lojas físicas, o estabelecimento não tem obrigação de trocar o produto quando a troca for motivada por cor, modelo ou tamanho.
“O lojista não tem essa obrigatoriedade, mas se assim prometer terá que cumprir com a promessa de troca. Nestes casos, orientamos que o consumidor peça por escrito a política de troca do estabelecimento, descrevendo em quais situações aceita a devolução ou troca, bem como os dias para realização”, esclareceu.
Hospedagens
O Procon também pesquisou preços de destinos turísticos cearenses mais buscados para o fim de semana próximo ao Dia dos Namorados e encontrou variação de preços, para uma mesma região, de até 2.700% na hospedagem em quartos simples (standard) compreendendo o preço de uma diária com café da manhã.
Cuidados e direitos
- Guarde os anúncios e propagandas de eventos e hospedagens, bem como os recibos e comprovantes de pagamento, caso registre uma reclamação;
- No pagamento virtual, imprima a página e guarde-a para sua segurança. Faça reservas em hotéis e pousadas com antecedência;
- É recomendável que o consumidor somente efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, ele deve clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com https://
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada;
- Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
- Guarde encartes e anúncios publicitários de hospedagens, bem como de contratação de serviços;
- É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
- Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
- Produto em promoção ou liquidação, possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
- Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
- Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
- No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
- A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
- A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
- A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
- Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
- Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.
Leia também | Fortaleza é selecionada para se tornar Destino Turístico Inteligente
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.