Lançamento do programa acontece na próxima sexta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará
“Queremos o nosso povo se alimentando três vezes ao dia”, diz Lia Freitas sobre o programa Ceará Sem Fome
A primeira dama do Ceará e atual coordenadora do Programa Ceará Sem Fome, Lia Freitas, anunciou o lançamento do programa “Ceará Sem Fome”, em uma iniciativa conjunta com o Governo Federal, visando combater a pobreza e promover a segurança alimentar no estado. Em entrevista na rádio Jovem Pan News Fortaleza, nesta terça-feira (13), ela destacou a necessidade de unificar as ações de erradicação da pobreza e implementar medidas emergenciais para aqueles em situação de insegurança alimentar grave. Lançamento acontece na próxima sexta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará.
Desde o ano passado, durante a transição do governo, o governador Elmano formou um grupo de trabalho, no qual Lia atua como articuladora e coordenadora, em colaboração com diversas secretarias, especialmente as secretarias de proteção social e desenvolvimento agrário. O objetivo principal é implementar duas grandes ações emergenciais, que, embora temporárias, serão complementadas por um trabalho estruturante de autonomia financeira e incentivo à produção de alimentos.
“Essas ações deverão ser temporárias junto a um grande trabalho de ação estruturante que a gente tem que implementar da autonomia financeira pro nosso povo, consumir seu próprio alimento, dar condições, trabalho, para ao final de dos quatro anos de governo a gente ter o nosso povo se alimentando três vezes ao dia”, declarou a primeira-dama do Estado.
Conforme Lia Freitas, o programa “Ceará Sem Fome” surge em resposta à necessidade de abordar a fome crônica que afeta a população cearense, resultado de diversos fatores, como a seca e a situação econômica do Nordeste. A iniciativa também depende de políticas gerais do Governo Federal, e a primeira-dama ressaltou a importância de um trabalho conjunto para superar esse desafio.
Nesse contexto, Lia de Freitas enfatizou a colaboração com o governo do presidente Lula e destacou a retomada do programa Bolsa Família, que voltou a beneficiar as famílias em 2023. O “Ceará Sem Fome” vem como um complemento essencial a esse programa nacional, fortalecendo as ações de combate à fome e promovendo o acesso à alimentação adequada para todos os cearenses.
Com essa iniciativa conjunta entre o Governo do Ceará e o Governo Federal, espera-se que o programa “Ceará Sem Fome” possa aliviar a insegurança alimentar e contribuir para que, ao final do mandato do governador, a população cearense tenha condições de se alimentar adequadamente, garantindo três refeições ao dia. A solidariedade e o compromisso com a erradicação da fome são os pilares desse programa, que visa transformar a realidade do estado e proporcionar uma vida digna a todos os cidadãos cearenses.
Confira a entrevista completa
“Ceará sem Fome” será lançado em Fortaleza
Será lançado na próxima sexta-feira (16), no Centro de Eventos, o programa Pacto por um Ceará sem Fome. Com o valor mensal de R$ 300, o cartão dará um auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade social. Elas poderão comprar alimentos, sempre dando preferência aos produzidos pela agricultura familiar e aos vendidos em pequenos comércios.
A seleção das famílias ocorre de forma automática e mediante critérios estabelecidos a partir de informações incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, com atualização dos últimos 24 meses. Os beneficiários também devem atender aos seguintes critérios:
– Sejam beneficiárias do Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 168. Nesse cálculo, já deve estar incluída, além da renda declarada no Cadastro Único, os valores recebidos do Bolsa Família;
– Ter como responsável familiar no CadÚnico, preferencialmente, pessoa do sexo feminino;
– Ter como responsável familiar no CadÚnico pessoa com baixa escolaridade (sem ensino
fundamental completo);
– Ter em sua composição, pelo menos, uma criança ou adolescente de até 14 anos;
– Não estar com o benefício do Bolsa Família bloqueado ou suspenso.
Ceará sem Fome
As Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR), cozinhas localizadas na capital e no interior do estado, irão produzir e entregar, cinco dias na semana, uma refeição para as pessoas acolhidas pelo programa Ceará sem Fome. As cozinhas serão administradas por Unidades Gerenciadoras selecionadas pelo governo através de editais públicos.
Leia também | Cerca de 500 pares de tênis falsificados são apreendidos em Fortaleza
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.