CEARÁ

Operação investiga suposto esquema de corrupção na compra de álcool em gel pela Prefeitura de Granjeiro

Na ocasião, foram encontrados elementos que levaram ao ajuizamento de uma ação penal contra cinco pessoas

Compartilhe:
13 de junho de 2023
Portal GCMAIS

O Ministério Público do Estado do Ceará deu continuidade à Operação “Mãos Limpas”, nesta terça-feira (13), para investigar suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa no âmbito da Prefeitura de Granjeiro. A segunda fase da operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e Fortaleza, tendo como alvos o ex-prefeito do município, um empresário local e uma auxiliar administrativa. As ações acontecem por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), em conjunto com o Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil,

Operação investiga suposto esquema de corrupção na compra de álcool em gel pela Prefeitura de Granjeiro
Foto: Ascom/ MPCE

Conforme as investigações conduzidas pelo Gecoc, há indícios de que a Secretaria de Saúde de Granjeiro teria adquirido, de forma fraudulenta, três mil litros de álcool em gel e outros insumos durante o ano de 2020. A suspeita é de que a compra irregular tenha sido realizada para beneficiar um empresário da região, que, por sua vez, teria efetuado pagamentos de propina em favor do então prefeito.

Na primeira fase da Operação “Mãos Limpas”, deflagrada em 2021, o MPCE já havia cumprido mandados de busca e apreensão contra o ex-secretário de Saúde de Granjeiro e outro empresário. Na ocasião, foram encontrados elementos que levaram ao ajuizamento de uma ação penal contra cinco pessoas.

Leia também | Governo articula para não alterar texto do marco fiscal

Após a análise do material apreendido durante a primeira fase da operação, os promotores de Justiça do Gecoc identificaram indícios de que o suposto esquema criminoso teria sido arquitetado em benefício de um empresário do ramo de cosméticos. Além de ser suspeito de receber comissões pela organização da fraude, o empresário também teria coordenado o pagamento de vantagens indevidas ao ex-prefeito, utilizando uma dívida contraída por este como forma de ocultar a origem ilícita dos recursos.

As investigações continuam em andamento para apurar todas as responsabilidades dos envolvidos e desmantelar o esquema de corrupção que teria ocorrido na Prefeitura de Granjeiro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.