Durante as diligências, foram apreendidos equipamentos, computadores e celulares
Suspeitos de captar senhas de servidores do INSS são alvos de operação da PF no Ceará
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação, na manhã desta quarta-feira (14), visando desarticular uma organização criminosa suspeita de instalar equipamentos eletrônicos em computadores de uma Agência da Previdência Social, no Ceará. O objetivo era capturar as senhas dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação aconteceu em Novo Oriente, cidade localizada a 402,6 km de Fortaleza. Dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no local. A PF investiga a participação de indivíduos no esquema criminoso, que pode envolver crimes como roubo de informações e fraudes previdenciárias.
Um dos mandados foi executado na residência de uma estagiária da Previdência Social, enquanto o outro ocorreu na agência local da previdência. Durante as diligências, foram apreendidos equipamentos, computadores e celulares.
Conforme as informações divulgadas pela Polícia Federal, os criminosos estavam instalando equipamentos com o intuito de roubar senhas de servidores previdenciários aposentados. A partir disso, eles reativavam os benefícios e possibilitavam a contratação de empréstimos consignados.
O objetivo da operação é instruir um Inquérito Policial que investiga uma suposta organização criminosa responsável por instalar dispositivos eletrônicos nos computadores das Agências da Previdência Social, visando a captura de senhas de servidores do INSS. A investigação, conduzida em conjunto com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária – NUINP/CE e a Coordenação de Inteligência Previdenciária – COINP, identificou indícios de que essa organização criminosa já reativou diversos benefícios previdenciários cessados, resultando em um prejuízo bilionário aos cofres públicos.
As condutas dos investigados podem caracterizar os crimes de organização criminosa, falsidade e estelionato previdenciário, cujas penas podem chegar a 30 anos de prisão.
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido, para identificar os demais membros dessa organização criminosa e coletar mais provas sobre suas atividades ilícitas.
Leia mais | PF deflagra operação que investiga furtos em terminais da Caixa
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.