LANÇAMENTO

Ceará Junino: 23ª edição será lançada nesta sexta-feira (16)

Evento de lançamento contará com as apresentações das quadrilhas do Zé Testinha e do Regional Balanço do Rei

Compartilhe:
15 de junho de 2023
Portal GCMAIS

Será lançada nesta sexta-feira (16) às 19h, no Complexo Cultural Estação das Artes, a 23ª edição do Ceará Junino. Este ano, o festival tem como tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo. O Ceará Junino apoia 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o Estado, assim como a realização de 21 Festejos Regionais e do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023.

Ceará Junino: 23ª edição será lançada nesta sexta-feira (16)
Foto: Luiz Alves/Ascom Secult

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O evento de lançamento contará com as apresentações das quadrilhas do Zé Testinha e do Regional Balanço do Rei. Na ocasião também será apresentado o calendário dos festejos que acontecem pelo Estado.

“Por meio de editais lançados pela Secult Ceará, serão investidos R$4,2 milhões no Ciclo Junino neste ano. Um investimento na Cultura do Ceará, que movimenta a economia criativa, com foco também na diversidade das manifestações deste ciclo, no turismo e no fomento a festejos por todas as macrorregiões do Estado.”, afirma a secretária da Cultura, Luisa Cela.

Além dos festejos, o tradicional Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, como etapa de culminância das etapas regionais, acontecerá no centro do sertão cearense, na cidade de Quixeramobim, entre os dias 27 e 30 de julho.

Apresentações do Lançamento

Quadrilha do Zé Testinha:

A Quadrilha Zé Testinha, cujo nome é uma alusão ao seu marcador, Reginaldo Rogério, é uma das quadrilhas mais tradicionais do nordeste. É um grupo que pesquisa, dança, faz teatro e compõe as próprias músicas. A quadrilha foi criada em 1976 no bairro Vila União, em Fortaleza.

Foto: Divulgação

Regional Balanço do Rei:

Apaixonados por música, o Regional Balanço do Rei vem ao longo dos anos ensinando vários jovens da Caucaia a tocarem instrumentos como zabumba, sanfona e triângulo, além de descobrirem jovens e talentosas cantoras.

Foto: Divulgação

23ª edição do Ceará Junino

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) lançou no início de abril o 23º Edital Ceará Junino para Quadrilhas Juninas – 2023, que teve como objetivo fomentar projetos de todo o Ceará de grupos ou coletivos voltados à produção artística, a circulação de grupo e a difusão das manifestações culturais regionais do ciclo junino, nas categorias de Quadrilha Junina Infantil, Quadrilha Junina Adulta, Quadrilha Junina da Diversidade e Quadrilha Junina Culturas Camponesas.

De acordo com a política de cotas da Secult Ceará, o edital reservou 20% de vagas para candidatos negros, 5% para candidatos quilombolas, 5% para candidatos indígenas e 10% das vagas para pessoas com deficiência, considerando, na sua distribuição, aspectos de regionalização e especialidade.

Programação no Complexo Estação das Artes

Nesta sexta-feira (16), a Estação das Artes estará aberta desde às 17h30, com o funcionamento dos restaurantes do Mercado AlimentaCE, mas a programação oficial terá início às 19h, com o cerimonial de abertura seguido das apresentações da Quadrilha do Zé Testinha e do Regional Balanço do Rei.

A festa continua no sábado com o show das cantoras Iara Pamella e Valéria Cavalcanti. Conhecidas como as rainhas do forró das antigas, elas levarão para a Estação das Artes um repertório de canções icônicas, como “Lindos Momentos”, “Sol do Meu Verão”, “Meu Vício”, “Pétalas Neon” e “A Rainha e o Rei”. O evento tem início às 16h, com a DJ Maria Tavares.

Valéria Cavalcanti. Foto: Divulgação

Neste dia, será necessário adquirir um ingresso solidário via plataforma Sympla (um por CPF), a partir das 10h sexta-feira (16). Para validar a entrada, além da comprovação virtual ou impressa do ingresso adquirido, as pessoas devem levar 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal) no dia do evento.

A campanha Ingresso Solidário é uma parceria da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Proteção Social e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Ceará (CEDEC), para atuar em prol da segurança alimentar da população cearense, integrando-se às ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco.

Domingo na Estação

Para encerrar a programação do fim de semana, o já tradicional Domingo na Estação chega com atividades das 9h às 12h. A música fica por conta da DJ Lolost até as 13h, quando terá início o Baile Gonzagueano no Mercado AlimentaCE.

A programação do Mercado contará com a música do acordeonista Freitas Filho e um bate-papo sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga com Paulo Vanderley, autor do livro “Luiz Gonzaga – 110 anos do Nascimento”. Os visitantes poderão ainda adquirir as delícias da feira agroecológica. Já o almoço fica por conta dos novos cardápios dos restaurantes Mira Cozinha, Lamarca, Let’s bora, Jão Burguer, Oyá Murá e chef Noah Passos.

Leia também | Teatro Celina Queiroz recebe espetáculo “Um perfume solto no ar” nesta quinta-feira (15)

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.