Artista já foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil como a quinta maior voz da música brasileira
Maria Bethânia completa 77 anos e ganha homenagem do irmão, Caetano Veloso
A cantora, compositora e poetisa Maria Bethânia completa 77 anos neste domingo, dia 18 de junho. Nas redes sociais, o irmão, Caetano Veloso, homenageou a artista, a quem definiu como um ser de “luz”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Hoje é aniversário de minha irmã Bethânia. Suponho que a lembrança mais antiga que guardo de mim mesmo é a do dia de seu nascimento, quando escolhi seu nome. Ser ao mesmo tempo o irmão mais próximo e um admirador deslumbrado é uma posição peculiar. Tenho orgulho de tudo isso. Devo minha profissionalização na música popular à evidência espantosa de seu talento: os cuidados de meu pai exigiam que eu viesse com ela para o sudeste, quando ela foi convidada para substituir Nara num papel que parecia absolutamente insubstituível. Sigo aprendendo muito com ela e celebrando a luz que ela produz. Que os orixás e Nossa Senhora da Purificação a protejam sempre. Minha irmã me protege e me inspira”, publicou Caetano.
Hoje é aniversário de minha irmã Bethânia. Suponho que a lembrança mais antiga que guardo de mim mesmo é a do dia de seu nascimento, quando escolhi seu nome. Ser ao mesmo tempo o irmão mais próximo e um admirador deslumbrado é uma posição peculiar. Tenho orgulho de tudo isso.… pic.twitter.com/LAftYA4bMf
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) June 18, 2023
Maria Bethânia completa 77 anos
Maria Bethânia Viana Teles Veloso já foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil como a quinta maior voz da música brasileira. Ela nasceu na cidade de Santo Amaro, na Bahia. Aos 14 anos, ela se muda para Salvador vindo a fazer a Escola de Teatro da Universidade Federal. Em 1963, ela é convidada, pelo já famoso irmão, Caetano Veloso, para interpretar a trilha musical de uma peça. Nos palcos, Bethânia estreou cantando em espetáculos de teatro. Nesta época, os irmãos conheceram outros músicos iniciantes como Gilberto Gil e Gal Costa. Já no ano seguinte, Maria Bethânia participou de grandes shows.
Ela ganhou fama quando foi convidada, em 1965, pela musa da bossa nova, a cantora e violonista Nara Leão, para substituí-la em um espetáculo. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a baiana apresentou-se em teatros e casas noturnas de espetáculos, tornando-se, assim, nacionalmente conhecida. Em 1967, Bethânia teve sua carreira impulsionada ao lançar seu segundo álbum ‘Edu e Bethania’, em parceria com Edu Lobo. A música de protesto “Carcará” foi seu primeiro sucesso. Em 1976, junto com Caetano, Gal e Gil, formam a banda hippie “Doces Bárbaros” e excursionam por todo o Brasil.
Em 1993, Maria Bethânia lança o disco “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, com músicas de Roberto e Erasmo Carlos, que fez um enorme sucesso. O ano 2000 também foi marcado por grandes encontros musicais, entre eles, com o tenor italiano Luciano Pavarotti.
Já consagrada na música popular brasileira, Maria Bethânia é conhecida por sua voz “eloquente” e por apresentar-se na maior parte das vezes com cabelos soltos, vestidos longos e descalça. Em 2014, a canção “Oásis de Bethânia” foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Música Brasileira. Bethânia foi a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil, a artista feminina que mais vendeu álbuns nos anos 1970, no país. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, ela conta com mais de 26 milhões de discos vendidos.
Leia também | Maria Bethânia é a nova integrante Academia de Letras da Bahia
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.