CEARÁ

Tubarão-cabeça-chata é capturado por pescadores em praia de Fortaleza

A espécie cabeça-chata está em extinção, por isso a pesca dele é proibida no Brasil

Compartilhe:
20 de junho de 2023
A10

Um tubarão da espécie Carcharhinus leucas, popularmente conhecido como tubarão-cabeça-chata, foi capturado por pescadores na praia do Vizinho, localizado na comunidade do Titazinho, no bairro Serviluz, em Fortaleza, nesta terça-feira (20). A espécie cabeça-chata está em extinção, por isso a pesca dele é proibida no Brasil.

Tubarão-cabeça-chata é capturado por pescadores em praia de Fortaleza
Foto: Reprodução

Em um dos vídeos postados nas redes sociais, o tubarão de cerca de um metro e meio, ainda estava vivo na areia, mas logo depois morreu. Populares acionaram a polícia ambiental.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tubarão-cabeça-chata

A espécie capturada tem o hábito de se aproximar da costa, podendo adentrar entre rios e lagos. É o que comenta Vicente Faria, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em tubarões e raias.

De acordo com Vicente, os tubarões e raias têm um papel fundamental no ambiente marinho. Os tubarões são predadores do topo da cadeia alimentar do mar. “Sua retirada indiscriminada altera muito o ambiente”, enfatiza.
De acordo com o professor, em um âmbito global, diversas espécies e populações já são consideradas ameaçadas de extinção. “Sendo um animal de grande porte e de hábitos costeiros, o tubarão-cabeça-chata ainda enfrenta mais impactos ambientais devido à atividade humana”, alerta.

Vicente Faria afirma que alguns estudos já apontaram evidência de declínios populacionais desta espécie. “Mas é necessário conhecer mais sobre as condições das populações deste tubarão. A espécie segue potencialmente em vias de ameaça”, conclui o docente.

Leia mais | Jovem mordido por animal tem perna amputada

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.