Visitas ao fóssil devem ser agendadas pelo telefone (88) 99942 0674.
Fóssil Ubirajara jubatus fica exposto até próxima terça-feira (27) no Crato
A Universidade Regional do Cariri (Urca) deu início, nesta quinta-feira (22), à exposição do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, por meio do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. O exemplar estará disponível para a comunidade até a próxima terça-feira (27), no auditório do Geopark Araripe, localizado no município de Crato. A iniciativa pretende ampliar a divulgação das riquezas fossilíferas do Ceará, atraindo turistas, estudantes, cientistas e interessados em geral.

Para o diretor do Museu Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro, a exposição da relíquia cearense representa uma grande oportunidade para fortalecer o tema diante da comunidade acadêmica e do público.
“Esse período do Ubirajara na Urca é uma oportunidade para que possamos aproximar a comunidade acadêmica ao tema, a sua importância científica e como isso pode ser um motor de desenvolvimento da região. Iremos explorar também os aspectos relacionados ao fóssil e a sua representatividade para a Bacia do Araripe”, disse.
As visitas ao fóssil devem ser agendadas pelo telefone (88) 99942 0674.
Trajetória do Ubirajara jubatus
Após quase três décadas fora do país, o fóssil de Ubirajara jubatus foi trazido ilegalmente da Bacia do Araripe para a Alemanha. Após uma longa espera e uma batalha diplomática, a relíquia foi oficialmente repatriada em 12 de junho, chegando ao Ceará na semana passada.
Ubirajara jubatus é considerado um marco na paleontologia por ser a primeira espécie não-aviária de dinossauro encontrada na América Latina com material semelhante a penas preservado. A sua importância e história despertaram o interesse de brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, impulsionando a hashtag #UbirajaraBelongsToBR nas redes sociais. As negociações para a devolução do material envolveram o Itamaraty, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Embaixada da Alemanha em Brasília.
Laia mais | Saiba detalhes do fóssil Ubirajara jubatus, repatriado para o Cariri cearense
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Jornalista Luiz Esteves tem carro arrombado durante furto no bairro Meireles, em Fortaleza

Operação policial apreende arsenal de guerra, fecha acampamento criminoso e deixa três mortos em Caucaia

PEC que inclui guardas municipais como forças de segurança pública é aprovada
