Iniciativa garantiria a produção de insumos essenciais, que são atualmente obtidos apenas por meio do mercado internacional pelos países membros
Fiocruz propõe criação de cadeia de produtos para saúde no Mercosul para reduzir dependência externa
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sugeriu a criação de uma cadeia regional de produtos para saúde no âmbito do Mercosul como uma medida para reduzir a dependência externa dos países do bloco. Essa iniciativa garantiria a produção de insumos essenciais, que são atualmente obtidos apenas por meio do mercado internacional pelos países membros.
Durante a reunião do Comitê Ad Hoc para Promover a Expansão da Capacidade Produtiva Regional de Medicamentos, Imunizações e Tecnologias em Saúde, realizada em 2021, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, defendeu a proposta. O comitê, que visa discutir maneiras de integrar os países do bloco e enfrentar desafios comuns relacionados ao acesso a medicamentos, vacinas e tecnologias, foi o palco para essa discussão.
Conforme a Fiocruz, Krieger enfatizou a importância de uma atuação conjunta, em que a produção não ficasse restrita a cada país, mas aproveitasse as capacidades de cada Estado-membro. Ele também ressaltou a necessidade de identificar oportunidades para laboratórios públicos e privados, bem como as deficiências e áreas que enfrentam sérios problemas de suprimento, demandando estratégias específicas.
A Fiocruz informou que durante a reunião também foi discutida a formação de uma lista de produtos de saúde estratégicos para a região. Essa lista será enviada aos ministros da Saúde para avaliar a viabilidade de pesquisa, desenvolvimento e produção desses produtos.
O encontro ocorreu ao longo dos últimos dois dias em Buenos Aires e contou com a participação de representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também | Conselho aumenta subsídio para famílias do Minha Casa, Minha Vida
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.