Para a Igreja Católica, João foi um dos profetas da antiguidade, ficou conhecido por realizar batismos no Rio Jordão
Conheça a história de São João, santo que dá nome às festividades juninas
Uma das festas mais tradicionais do Nordeste, que mistura culinária e arte, leva o nome de um santo que viveu no mesmo período que Jesus Cristo: São João Batista. Para a Igreja Católica, João foi um dos profetas da antiguidade, ficou conhecido por realizar batismos no Rio Jordão e “batiza” as festividades juninas com o nome dele. O do santo é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de São João Batista.
Além de ter registrado na história o próprio nome, foi a partir de São João que tiveram origens alguns ritos tradicionais do mês de junho, como o costume de acender fogueiras para os santos celebrados esta época do ano.
Quem é São João?
São João é João Batista, o homem que, de acordo com a Bíblia, batizou Jesus Cristo. Ambos teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas. João Batista era só seis meses mais velho do que Jesus, mas pavimentou o caminho pelo qual percorreria a grande figura católica. João Batista era só seis meses mais velho do que Jesus, mas pavimentou o caminho pelo qual percorreria a grande figura católica.
Entretanto, o fim da vida de João Batista foi trágico. Ele foi preso a mando de Herodes Antipas, espécie de administrador da região. Salomé, filha de Herodes, posteriormente pediu que João Batista fosse decapitado. A morte do futuro São João teria acontecido em 29 de agosto do ano 29.
Festas juninas
Na cultura popular brasileira, as festas juninas valorizam tradições locais e revelam elementos históricos e religiosos. As festas seguem o calendário litúrgico da Igreja, na transição da Idade Antiga para a Idade Média, eacabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo festa junina: a primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho, enquanto a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada, inclusive, de Festa Joanina.
Por isso, a prática de acender fogueiras na véspera do nascimento de São João foi trazida para o Brasil pelos jesuítas. Com o tempo, a mistura de culturas africanas e europeias deram origem à festa brasileira. Agora, a temporada junina é uma das manifestações culturais mais fortes que há no Brasil ereúne anualmente centenas de pessoas em várias partes do país.
Leia também | 89 FM apresenta programação especial de São João
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.