Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte e Granja foram as cidades contempladas
Beneficiários recebem cartões Ceará Sem Fome em mais três cidades cearenses
A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, visitou três cidades cearenses para realizar a entrega dos cartões Ceará Sem Fome. Em Viçosa do Ceará, foram beneficiadas 576 famílias, totalizando 2.954 pessoas. Em Guaraciaba do Norte, também na Serra da Ibiapaba, foram 371 beneficiados, abrangendo 1.903 pessoas. Já em Granja, o número de famílias beneficiadas foi de 372, alcançando um total de 1.908 pessoas.
Durante a visita, a primeira-dama ressaltou o papel das mulheres nas famílias, destacando que 95,9% dos beneficiários do cartão Ceará Sem Fome são mulheres, o que representa quase 42 mil beneficiárias.
“Quero cumprimentar primeiro as mulheres, porque são elas que abdicam de suas vidas para cuidar dos seus filhos e de suas famílias. Deixando de trabalhar muitas vezes e ficam com uma renda menor para poder alimentar seus filhos e suas filhas”, disse.
O secretário executivo Caio Cavalcanti reforçou o compromisso incansável em combater a insegurança alimentar. Ele lembrou que, nos dois primeiros governos do ex-presidente Lula, o Brasil foi retirado do mapa da fome, mas, infelizmente, o país enfrenta novamente esse desafio. Destacou também a determinação da primeira-dama Lia em reduzir a insegurança alimentar e fortalecer o desenvolvimento do estado.
Durante esta semana, a primeira-dama continuará acompanhando as entregas dos cartões Ceará Sem Fome nas regiões do Cariri, Sertão Central e Região Metropolitana de Fortaleza.
Leia também | “Queremos o nosso povo se alimentando três vezes ao dia”, diz Lia Freitas sobre o programa Ceará Sem Fome
A seleção das famílias ocorre de forma automática e mediante critérios estabelecidos a partir de informações incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais, com atualização dos últimos 24 meses. Os beneficiários também devem atender aos seguintes critérios:
– Sejam beneficiárias do Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 168. Nesse cálculo, já deve estar incluída, além da renda declarada no Cadastro Único, os valores recebidos do Bolsa Família;
– Ter como responsável familiar no CadÚnico, preferencialmente, pessoa do sexo feminino;
– Ter como responsável familiar no CadÚnico pessoa com baixa escolaridade (sem ensino
fundamental completo);
– Ter em sua composição, pelo menos, uma criança ou adolescente de até 14 anos;
– Não estar com o benefício do Bolsa Família bloqueado ou suspenso.
Ceará sem Fome
As Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR), cozinhas localizadas na capital e no interior do estado, irão produzir e entregar, cinco dias na semana, uma refeição para as pessoas acolhidas pelo programa Ceará sem Fome. As cozinhas serão administradas por Unidades Gerenciadoras selecionadas pelo governo através de editais públicos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.