ATENDIMENTO DE SAÚDE

Mutirão gratuito de especialistas em cabeça e pescoço será realizado em Fortaleza

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que ocorram cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano no Brasil

Compartilhe:
6 de julho de 2023
Portal GCMAIS

O Centro Regional Integrado de Oncologia do Ceará (CRIO) realizará um mutirão de atendimento gratuito com especialistas em cabeça e pescoço em Fortaleza, no dia 22 de junho. Serão disponibilizadas 150 vagas para participação no evento.

Mutirão gratuito de especialistas em cabeça e pescoço será realizado em Fortaleza
Foto: Pexels

O CRIO está engajado na campanha Julho Verde, que visa conscientizar a população sobre os tumores de cabeça e pescoço. Esses tipos de câncer podem surgir na boca, garganta, laringe, faringe, tireoide, paratireoide, região sino nasal e traqueia.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que ocorram cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano no Brasil. A boa notícia é que essa forma de câncer possui uma taxa de cura de 80% quando diagnosticada precocemente. Com o intuito de auxiliar no diagnóstico, o mutirão gratuito do CRIO, em Fortaleza, contará com a presença de especialistas em cabeça e pescoço. As inscrições já estão abertas por meio de um link disponível no Instagram do CRIO.

Podem participar pessoas que apresentem nódulos, aftas, manchas avermelhadas na boca, rouquidão persistente por mais de 21 dias, bem como aquelas com suspeita de câncer de pele e tireoide. Por outro lado, dores de cabeça não estão relacionadas aos cânceres de cabeça e pescoço e, portanto, não são o público-alvo desse mutirão.

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço destaca que a campanha Julho Verde busca conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce para prevenir um número crescente de óbitos e mutilações graves, que afetam a fala, respiração, alimentação, visão e cognição dos pacientes. Entre os sinais de alerta da doença estão feridas na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, rouquidão frequente, alteração no padrão de voz, lesões na faringe, dificuldade para engolir e feridas ou nódulos na pele.

Leia também | Uece realiza vestibular para cursos de graduação a distância

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.