Estatal ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da companhia
Petrobras anuncia redução de 7,1% no preço do gás natural a partir de 1º de agosto
A Petrobras divulgou que o preço de venda do gás natural terá uma redução média de 7,1% por metro cúbico, em comparação com o trimestre de maio a julho. Essa queda considera a variação do preço do produto e do seu transporte por dutos.
Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumula uma redução de aproximadamente 25% no decorrer deste ano.
A redução de 7,1% no preço do gás natural entrará em vigor em 1º de agosto e seguirá os contratos previamente acordados pela empresa com as distribuidoras.
A Petrobras esclareceu que os contratos estabelecidos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, e essa variação está vinculada às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme a Petrobras, para o trimestre em questão, o petróleo registrou uma queda de 3,8% e o câmbio teve uma apreciação de 4,8%.
A estatal também ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo valor de venda da companhia, mas também é influenciado pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, incluindo suas margens e, no caso do GNV (Gás Natural Veicular), dos postos de revenda, além dos tributos federais e estaduais.
A empresa destacou ainda que as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, seguindo legislação e regulação específicas. A Petrobras enfatizou que a atualização anunciada para 1º de agosto de 2023 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também | Petrobras anuncia redução de R$ 0,14 no preço da gasolina para refinarias
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.