Aprenda a identificar e destacar suas competências para os recrutadores
Como falar sobre as minhas soft skills em uma entrevista de emprego?
Na corrida por uma nova oportunidade no mercado de trabalho, ter habilidades técnicas já não é suficiente. As empresas estão cada vez mais interessadas nas chamadas “soft skills” ou habilidades comportamentais, que refletem como nos relacionamos com os outros, lidamos com desafios e trabalhamos em equipe.
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De acordo com uma pesquisa realizada pelo Global Trends Report, feita pelo Linkedin, mais de 90% dos recrutadores acreditam que as soft skills são tão importantes, ou até mais importantes, do que as habilidades técnicas. Já um relatório divulgado pelo World Economic Forum, o The Future of Jobs, também destaca que as soft skills estão entre as competências mais demandadas pelas empresas atualmente.
Esses dados revelam uma mudança significativa no cenário profissional, onde as organizações estão reconhecendo a importância das habilidades comportamentais para o sucesso de seus colaboradores. “É fundamental que os profissionais estejam preparados para destacar suas soft skills durante o processo seletivo”, explica Alice Salvo Sosnowski, especialista em habilidades interpessoais e relações de trabalho. No entanto, nem sempre é fácil encontrar as palavras certas para destacar essas competências durante uma entrevista de emprego.
Para ajudá-lo nessa tarefa, a especialista compartilha algumas dicas valiosas:
- Se conheça profundamente. É essencial fazer uma análise honesta das próprias características e identificar exemplos concretos nos quais suas habilidades comportamentais foram fundamentais para o seu sucesso.
- Faça uma lista das suas soft skills relevantes. Segundo Alice, cada vaga de emprego valoriza diferentes competências. Antes da entrevista, é crucial analisar a descrição da vaga e identificar quais habilidades comportamentais são mais valorizadas pela empresa.
- Prepare histórias claras e concisas. Em vez de apenas listar as habilidades no currículo, a especialista recomenda contar histórias curtas que demonstrem como você aplicou suas competências comportamentais em contextos profissionais específicos. Essas narrativas ajudarão o entrevistador a entender melhor a sua capacidade e se lembrar do candidato de forma positiva.
- Organize a sua argumentação. Descreva a situação em que você aplicou a soft skill, detalhando a tarefa que precisava ser realizada, explique a ação que você tomou e, por fim, mencione o resultado alcançado. Essa abordagem ajudará ao concorrente a fornecer exemplos concretos e relevantes durante a entrevista.
- Seja autêntico e demonstre entusiasmo. Segundo a especialista, os recrutadores buscam candidatos engajados e motivados. Ao falar sobre suas competências, é essencial transmitir confiança, manter uma postura positiva e sorrir durante a entrevista. Demonstra paixão pelo que faz ajudará a deixar uma impressão duradoura nos recrutadores.
Alice Salvo Sosnowski é fundadora da consultoria O Pulo do Gato e autora do livro “Empreendedorismo para Leigos”. É uma mulher multitarefas: jornalista, consultora, escritora, especialista em empreendedorismo e soft skills. É sócia da startup Curatas e já desempenhou papéis de liderança em vários projetos prósperos, como o meuSucesso.com, a Rede Mulher Empreendedora e na organização da Virada Empreendedora. Em 2019, Alice foi eleita uma das Top Voices no Linkedin escrevendo sobre as novas competências no mundo do trabalho. Mestre em empreendedorismo na FEA/USP e pós-graduada em gestão de negócios pela FGV, ela compartilha seus aprendizados práticos e teóricos desenvolvendo cursos e workshops e ministrando aulas e palestras por todo o país.
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