EDUCAÇÃO

Concurso do Governo do Ceará seleciona 200 professores indígenas para escolas cearenses 

Ao todo, as oportunidades contemplarão 14 etnias

Compartilhe:
21 de julho de 2023
Portal GCMAIS

O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (20), o edital para o primeiro concurso público para professores de escolas indígenas na rede estadual de ensino, com 200 vagas para educadores que devem atuar nas 39 escolas indígenas da rede estadual em 16 municípios cearenses. O edital será disponibilizado em breve nas plataformas digitais do Governo.

Concurso do Governo do Ceará seleciona 200 professores indígenas para escolas cearenses 
Foto: Reprodução

Ao todo, as oportunidades contemplarão 14 etnias: Anacé; Gavião; Jenipapo-Kanindé; Kalabaça; Kanindé; Kariri; Pitaguary; Potyguara; Tabajara; Tapeba; Tapuya Kariri; Tubiba Tapuya; Tupinambá e Tremembé.

A iniciativa acontece por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin). O valor da remuneração para os aprovados será de R$ 6.147,69 para a carga horária de 40 horas semanais, com auxílio alimentação no valor de R$ 15,87 por dia útil trabalhado, conforme cargo inicial dos servidores do magistério na rede Seduc.

O governador Elmano de Freitas diz ter a compreensão do que é a escola indígena. “A escola dos povos indígenas é um instrumento da transmissão dos valores, da vida, da cultura desse povo. Ela é muito mais do que a transmissão de conhecimentos pedagógicos dos que não são indígenas. E é por isso que eu tenho a absoluta segurança de que a decisão que estamos tomando é histórica, mesmo. Eu tenho muito orgulho de estar aqui para lançar esse edital ao lado de vocês”.

O lançamento do edital teve, ainda, a presença da secretária da Cultura, Luísa Cela, e da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira. Entre os parlamentares presentes, a senadora Augusta Brito, o deputado estadual Júlio César Filho e o deputado federal Idilvan Alencar.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Concurso seleciona 200 professores indígenas

O concurso organizado e executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/Uece). O edital será divulgado a partir desta sexta-feira (21), no endereço eletrônico . O período de inscrição vai de 3 de setembro a 2 de outubro de 2023.

Em relação às vagas, elas serão distribuídas por área do conhecimento para os anos iniciais do Ensino Fundamental e por área do conhecimento para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sendo para: Linguagens; Ciências da Natureza; Matemática e Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.

A seleção será dividida em três fases: prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos, sendo aprovado no concurso os classificados pelas três etapas e com a devida habilitação em licenciatura em curso de nível superior.

Leia mais| Assaltantes usam farda e mochila para roubar vigilante de escola no Ceará

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.