Mercado São Sebastião bate recorde de maior panelada do mundo
O prato regional pesou 566kg. Em 2019, o Mercado São Sebastião conquistou a marca de maior buchada do mundo, que pesava 135,25 quilos.
Compartilhe:
30 de julho de 2023
Portal GCMAIS
Com um pouco mais de meia tonelada, o Mercado São Sebastião, em Fortaleza, bateu o recorde mundial de maior panelada já feita. Pesando 617 quilos, o recorde foi homologado na noite do sábado (29), durante o 1º Festival Gastronômico Mercado São Sebastião. O evento foi realizado pela Prefeitura de Fortaleza e pela Associação dos Lojistas e0 Permissionários do Mercado São Sebastião (Almess).
O Festival Gastronômico foi acompanhado por representantes do RankBrasil, empresa responsável por homologar os recordes brasileiros. Depois que a pesagem oficial foi registrada, a maior panelada do mundo foi distribuída, gratuitamente, ao público por 11 chefs permissionários do mercado, responsáveis pelo preparo do alimento. Essa nova conquista se soma ao título de maior buchada de bode já feita, alcançado em 2019 no Festival da Buchada, que ocorreu durante a I Virada Cultural de Fortaleza.
Fábio Rodrigues, um dos chefs responsáveis pela maior panelada do mundo, comentou que além da busca pelo recorde, o evento é um grande presente do Mercado São Sebastião para a população de Fortaleza.
“Este é um momento único. Tenho certeza que este será mais um recorde para o Mercado que, além de movimentar a economia local, faz também uma festa cultural com muita música e forró. Este é um prato feito por mim e mais dez outros chefs, no qual seguimos uma receita única. No primeiro dia de Festival, mais de 10 mil pessoas vieram prestigiar. Hoje esperamos um público entre 15 e 18 mil”, celebrou o chef.
Além do recorde de maior panelada do mundo, a programação dos dois dias do 1º Festival Gastronômico Mercado São Sebastião contou com música, atrações locais, comida típica cearense e 22 estabdes com comercialização de produtos regionais, sendo 11 permissionários dos restaurantes do Mercado.
A comerciária Conceição de Lima se arrumou cedo com as amigas para prestigiar o Festival. De acordo com ela, a festa é uma celebração à cultura nordestina.
“Eu moro próximo daqui, então a vizinhança inteira veio pra cá. E o Mercado é um espaço fantástico para as pessoas interagirem, se conhecerem, dançar um forró e comer. Eu acho muito bom que existam festivais assim para a gente celebrar a nossa cultura cearense”, pontuou.
Já Humberto Hugo, estudante de 15 anos, trabalha como aprendiz no Mercado São Sebastião. O jovem disse que não podia mais esperar pelo Festival, “A ansiedade era muita”.
“A expectativa era muito grande. Desde o dia 1°, todo mundo aqui estava mobilizado para fazer tudo dar certo, desde a seleção das tripas até o corte e cozimento. É muito bom vez o trabalho de todo mundo realizado”, comemorou Humberto.
O casal Evandro Abreu e Josia Souza foram um dos primeiros na fila para receber a panelada. Eles também comentaram sobre a celebração.
“Eu queria ter vindo ontem, mas como estava trabalhando ficou difícil. Então viemos hoje, no dia da pesagem. Muito melhor, né? É muito bom o Festival. Eles já tinham feito a maior buchada há alguns anos e, por conta da pandemia, esses eventos tinha parado. Estou muito feliz de ver todo mundo aqui de novo”, disse Josia.
Sobre o Mercado São Sebastião
O Mercado São Sebastião, localizado na Rua General Clarindo de Queiroz, no Centro de Fortaleza, conta com 440 boxes, em três blocos, além de 419 permissionários cadastrados na Secretaria Executiva Regional 12. O equipamento público municipal é administrado pela Associação dos Lojistas e Permissionários do Mercado São Sebastião, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Ordinária nº 10.258 de 2004.
O local se consolidou como um dos principais centros de distribuição de alimentos da cidade, sendo procurado para a compra de frutas, verduras, carnes, peixes, frutos do mar, plantas e vestuário. Além disso, o Mercado atrai fortalezenses e turistas por ser referência na culinária regional, com restaurantes que oferecem pratos tipicamente nordestinos.
Reforma do espaço
O espaço também passou por reforma recente executada pela Secretaria da Gestão Regional (Seger) com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, recursos oriundos de convênio com a Caixa Econômica Federal e de emenda parlamentar repassada pelo deputado federal André Figueiredo. As obras duraram sete meses e a requalificação do Mercado foi entregue no dia 28 de abril de 2023.
Os serviços contemplaram manutenções na cobertura metálica e nas esquadrias; pintura do Bloco C; pavimentação e sinalização do estacionamento da unidade; reforma e manutenção das rampas dos passeios externos; e pintura das fachadas. Também foi feita manutenção do sistema de proteção contra incêndio e execução completa do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Para os amantes de uma boa panelada e os mais diversos pratos da culinária cearense, aconteceu, entre os dias 28 e 29 de julho, o 1° festival gastronômico mercado são sebastião.