Documento instituiu também o Comitê Gestor do PRÓ-VIDA, cujos integrantes terão mandato de dois anos
UFC lança programa PRÓ-VIDA, de prevenção ao suicídio
A Universidade Federal do Ceará (UFC) instalou oficialmente, nessa segunda-feira (31), a Política Institucional de Valorização da Vida (PRÓ-VIDA), como um programa que irá coordenar as iniciativas institucionais voltadas à saúde da comunidade universitária, incluindo ações para prevenção do suicídio.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O documento instituiu também o Comitê Gestor do PRÓ-VIDA, cujos integrantes terão mandato de dois anos. De acordo com a portaria, nesse período, fica aberta a possibilidade para ingresso de novos membros com mandato por igual período. A presidência está a cargo do vice-reitor da UFC, Prof. José Glauco Lobo Filho, e na vice-presidência está a titular da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro.
Na portaria está expressa a necessidade do programa, uma vez “que casos de depressão e de suicídio em jovens estão cada vez mais frequentes, inclusive dentre os discentes da UFC, e que, segundo estatísticas mundiais, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem depressão em todo o mundo, o que reclama a adoção de medidas eficazes de combate a esse grave problema”.
Programa de prevenção ao suicídio da UFC
Casos de ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais e mentais aumentaram no Brasil e no mundo com a realidade trazida pela pandemia da covid-19. O professor Fábio Gomes de Matos destaca que o objetivo do programa é cuidar da saúde mental de toda a comunidade universitária. Como o estudante vem se mostrando o elo mais frágil no atual contexto, nesse primeiro momento, segundo ele, será dado um foco maior a esse público.
Com a proximidade no calendário do Setembro Amarelo, mês de referência da campanha de valorização da vida e prevenção do suicídio, uma das primeiras ações do comitê será planejar a participação do PRÓ-VIDA nas atividades da campanha.
Leia também | Jardim, no sul do Ceará, lidera o ranking de pais ausentes no estado, diz levantamento
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.