FORTE CALOR

Temperaturas devem chegar a 36ºC no Ceará neste fim de semana, diz Funceme

De acordo com a Funceme, chuvas fracas e passageiras são esperadas nas madrugadas de sábado (5) e domingo (6) nos litorais de Fortaleza e Pecém

Compartilhe:
4 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

O Ceará deve ter temperaturas de até 36ºC em algumas cidades neste fim de semana. Agosto chega com condições de tempo estáveis, ou seja, poucas nuvens em todas as regiões. De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), chuvas fracas e passageiras são esperadas nas madrugadas de sábado (5) e domingo (6) nos litorais de Fortaleza e Pecém.

Temperaturas devem chegar a 36ºC no Ceará neste fim de semana, diz Funceme
Foto: Marciel Bezerra

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com o tempo estável, a Funceme indica que as temperaturas máximas deverão atingir picos de cerca de 36 ºC, principalmente à tarde no interior do Estado. Já as mínimas, deverão girar em torno de 17 ºC no sul e noroeste.

Com as altas temperaturas, o tempo deverá se manter seco, ou seja, com umidade do ar podendo chegar aos 20% nas áreas mais quentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa ideal é em torno dos 60%. A Funceme prevê ainda rajadas de vento de até 45 km/h ao longo da faixa litorânea neste fim de semana.

Temperaturas de 36ºC no Ceará

Com o fim da quadra chuvosa no estado, o Ceará começa a registrar baixas umidades relativas do ar de maneira mais habitual, além do predomínio de céu claro, com poucas nuvens, aumento da temperatura máxima e da velocidade dos ventos.

A umidade relativa e a temperatura do ar são inversamente relacionadas uma à outra. Isso significa que nos horários com as maiores temperaturas, principalmente no início da tarde, registra-se a menor umidade relativa do ar.

Níveis de umidade relativa do ar

As condições de baixa umidade relativa do ar precisam ser observadas porque podem causar impacto na saúde da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os níveis de umidade relativa do ar nas seguintes proporções:

– Estado de observação: 40% a 31%;

– Estado de atenção: de 30% a 21%;

– Estado de alerta: de 20% a 12%.

A OMS recomenda reduzir a exposição ao sol e a realização de atividades físicas quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Neste caso, o Ministério da Saúde indica ainda o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e/ou água de coco.

Leia também | Fortaleza tem 17 praias próprias para banho neste fim de semana; veja a lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.