Além do articulador dos ataques, outros 11 suspeitos foram capturados nas ações criminosos realizados nos bairros Pirambu e Carlito Pamplona
Principal articulador de ataques em Fortaleza é preso
O homem apontado como o principal articulador do ataques registrados em Fortaleza foi preso na noite dessa quinta-feira (10). A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). A pasta deve apresentar, na manhã desta sexta-feira (11), um balanço das prisões e apreensões realizadas em combate a ações criminosas nos bairros Pirambu e Carlito Pamplona.
De acordo com as primeiras informações apuradas pelo GCMAIS, após investigações de campo e levantamentos de inteligência, verificou-se que o articulador preso faria parte de um grupo criminoso de origem carioca. Ele desempenharia, portanto, um papel crucial ao organizar e fomentar as ações criminosas, além de se dedicar ao tráfico de drogas na região. Além disso, na posse do suspeito, foi apreendida uma quantidade razoável de maconha pronta para comercialização.
Em meio a conflitos armados frequentes entre grupos criminosos rivais, o suspeito tem atuado de maneira intensa na região do Grande Pirambu. O homem, ademais, possui uma extensa ficha criminal, já respondendo a processos criminais por roubo, homicídio e porte de arma de fogo. Para fornecer esclarecimentos adicionais sobre a prisão, a SSPDS promoverá uma coletiva de imprensa, onde mais detalhes serão devidamente divulgados.
12 suspeitos presos por participação em ataques em Fortaleza
Além do articulador dos ataques, as forças de segurança do Estado conseguiram deter outros 11 suspeitos em relação às ações criminosas ocorridas nos bairros Pirambu e Carlito Pamplona. Como resultado dessas operações, um verdadeiro arsenal de guerra foi apreendido pelas autoridades. No total, foram confiscadas nove armas de fogo, incluindo um fuzil, e uma granada, além de diversas munições e drogas, como parte dos resultados dessas ações policiais.
As primeiras capturas ocorreram ainda na manhã de quinta-feira, quando dois adolescentes, com idades de 14 e 17 anos, suspeitos de incendiar um veículo no bairro Carlito Pamplona, foram apreendidos por policiais militares. Localizada a dupla no bairro Pirambu, foram então conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um procedimento análogo ao crime contra a incolumidade pública por causar incêndio foi registrado. Vale mencionar que um terceiro adolescente foi encaminhado a uma unidade de saúde devido a queimaduras, encontrando-se sob escolta policial.
Arsenal é apreendido com suspeitos envolvidos em ataques
Ainda durante as operações policiais, outras cinco pessoas, sendo três adolescentes e dois adultos, foram capturadas por equipes da Polícia Militar, no bairro Carlito Pamplona. Com eles, três pistolas, carregadores de pistolas e diversas munições foram apreendidas.
Paralelamente, em outra ação, no bairro Barra do Ceará, um homem, identificado como Lindeson Nunes da Silva, de 33 anos, foi preso em posse de drogas por equipes do 33º Distrito Policial (DP). Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e integrar organização criminosa. Já um outro homem, identificado como Edequias Gonçalves de Oliveira, de 34 anos, foi preso por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O homem é suspeito de envolvimento em homicídios.
Já no bairro Pirambu, equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam Paulo Anderson Vieira da Silveira, de 26 anos. O indivíduo foi localizado em posse de cerca de um quilo de maconha, 45 munições calibre 380, uma pistola, além de 105 gramas de cocaína e 80 gramas de crack. Paulo foi autuado pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O que diz o secretário de Segurança sobre os ataques
Cerca de 170 policiais, entre militares e civis, atuam na área onde aconteceram os ataques. O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, reforçou que todas as providências estão sendo adotadas e falou sobre a resposta rápida dada pelas Forças de Segurança, que culminaram em 11 capturas de suspeitos e nove armas apreendidas.
“Com determinação do governador, Elmano de Freitas, estamos adotando todas as providências e apurando com rigor todas as situações que ocorrem nessas áreas. Já realizamos, até a tarde de hoje, as capturas de 11 pessoas e as apreensões de nove armas, entre elas um fuzil, além de uma granada. Todas as nossas forças estão empenhadas e trabalhando de forma integrada com as nossas inteligências, bem como a Ciopaer, com o uso de aeronaves. Nós não vamos recuar enquanto não realizamos todas as prisões e as apreensões dos responsáveis e acabar com qualquer sensação de insegurança que suspeitos venham tentar praticar no Ceará, especificamente, em Fortaleza”, frisou ele.
As ações policiais são em resposta a três ocorrências de veículos incendiados, na manhã desta quarta-feira (10). As chamas foram debeladas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Leia também | Carros são incendiados em meio à guerra entre facções no Grande Pirambu, em Fortaleza
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.