INTERNACIONAL

Passa de 100 número de mortos nos incêndios no Havaí

As vítimas dos incêndios só estão conseguindo ser identificadas através de exames de DNA

Compartilhe:
16 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

O governador do Havaí, Josh Green, informou nesta quarta-feira (16) que o número de mortos nos incêndios florestais que atingiram o arquipélago norte-americano subiu para mais de 100. Em um discurso, o político revelou que a quantidade de óbitos chegou a 106, mas o número poderá subir ainda mais nas próximas horas.

Passa de 100 número de mortos nos incêndios no Havaí
Foto: Reprodução

As autoridades havaianas afirmaram que as equipes de resgate cobriram pouco mais de um quarto da área de busca.  Incêndio mais mortal em um século nos Estados Unidos, o fogo destruiu quase totalmente a cidade de Lahaina, na costa oeste de Maui.

Milhares de edifícios e outras construções foram destruídos pelas chamas, enquanto isso, muitas pessoas seguem desaparecidas.

As vítimas dos incêndios só estão conseguindo ser identificadas através de exames de DNA, pois os corpos ficaram irreconhecíveis. (ANSA).

Biden promete visita

Uma semana depois dos incêndios que devastaram Maui, o presidente norte-americano, Joe Biden,
prometeu viajar para o Havaí o mais rápido possível. Biden explicou que quer ter a certeza de que não irá atrapalhar as operações de socorro com a logística de uma viagem presidencial. “Não quero me intrometer. Já estive em várias áreas de desastre. Mas quero ir e garantir que eles têm tudo aquilo de que precisam”, disse o presidente, garantindo que o Havai receberá “tudo o que precisar do governo federal”.

Crise

Durante os incêndios, os avisos oficiais na televisão, na rádio e no celular revelaram-se inúteis para muitos habitantes sem eletricidade ou sem rede elétrica. As sirenes de alarme permaneceram em silêncio. A maior distribuidora de eletricidade do arquipélago, a Hawaiian Electric, está sendo acusada de ter causado os incêndios por ter deixado as linhas de energia “durante as condições previstas de alto risco de incêndio”. Estima-se que o fogo tenha destruído ou danificado mais de 2.200 edifícios, 86% deles residenciais,
causando danos estimados em US$ 5,5 bilhões.

Seis mil pessoas, cerca de 15% da população, foram retiradas em aviões militares de comunidades remotas
nos Territórios do Noroeste, no Canadá, ameaçadas por onda de mais de 230 incêndios florestais ativos.

Leia também | Candidato a presidente do Equador, Villavicencio é morto com três tiros na cabeça

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.