EVENTO

Programação Cultural em Fortaleza celebra vida e obra de Amir Haddad

Vila das Artes e Cineteatro São Luiz sediarão atividades culturais gratuitas com a presença do diretor teatral Amir Haddad

Compartilhe:
18 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

Fortaleza será palco do Projeto Cirandeiro, uma programação cultural gratuita que celebrará a arte cênica teatral brasileira. O ator, diretor e professor Amir Haddad, de 86 anos, será homenageado. No dia 29 de agosto, às 17 horas, a atriz cearense Lua Ramos, que já integrou o grupo Tá Na Rua, conduzirá uma vivência teatral. A linguagem cênica que permeia os processos de criação do grupo estará na pauta do ato, que ocorrerá na Vila das Artes. Em seguida, acontece uma conversa aberta com Amir Haddad.

Programação Cultural em Fortaleza celebra vida e obra de Amir Haddad
Foto: Divulgação

O grupo Tá na Rua foi fundado pelo diretor em 1980, sendo, inclusive, referência em criação, pesquisa e formação em teatro de rua no Brasil.

O Cineteatro São Luiz será, por sua vez, palco, no dia 30 de agosto, a partir das 18 horas, do evento de lançamento do documentário Cirandeiro em III Atos e do livro Haddad de todos os teatros. O diretor e ator Amir Haddad estará presente no ato. A ação cultural é uma iniciativa da atriz e produtora cultural Lua Ramos, do grupo Moio de Artes Produções Artísticas e do grupo Tá na Rua, em parceria com o Cineteatro São Luiz e o Instituto Cultural Iracema, por meio da Escola Vila das Artes.

>  > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Amir Haddad

Amir Haddad é um diretor e ator com uma extensa carreira no teatro. Reconhecido nacional e internacionalmente, é referência na arte cênica brasileira. Com mais de 100 espetáculos e 400 peças dirigidas, suas obras são, além disso, marcadas por sua ousadia e inovação. Em sua mais recente atuação, Amir Haddad dirigiu o monólogo “Virgínia”, inspirado na vida e obra da escritora inglesa Virgínia Woolf, peça que, inclusive, marcou a estreia da atriz Cláudia Abreu na dramaturgia.

Documentário sobre Amir Haddad

O documentário, longa-metragem dirigido por Claudio Boeckel, revela o universo de um dos maiores pensadores de teatro brasileiro. Com uma carreira reconhecida, Amir Haddad é, dessa forma, reconhecido por suas contribuições para a arte teatral nacional e internacional. O documentário apresenta, assim, depoimentos exclusivos, cenas de ensaios e momentos íntimos, revelando a trajetória envolvente desse mestre dos palcos.

O longa-metragem tem produção musical e arranjos originais de Alessandro Cardozo e desvenda, dessa forma, o universo do artista através de rico material, de ensaios, espetáculos, aulas e acervo, passeando pelos seus 50 anos de atividade teatral. Paris, Paraty, Amapá, Rio de Janeiro, Cairo, Ceará, praças do Brasil e do mundo como palco eterno das manifestações humanas. “Cirandeiro em III atos” atesta o comprometimento de Amir Haddad com a democratização da cultura no Brasil.

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

Livro “Haddad de todos os teatros”

Além do documentário, também será lançado o livro “Haddad de todos os teatros”, que conta os bastidores e as emoções do mundo cênico, revelando segredos e desafios que moldaram a carreira do artista. São 176 páginas que narram sua história de vida e, dessa forma, registram para a posteridade seus pensamentos e ensinamentos sobre o ofício e, além disso, a vocação pública das artes cênicas.

O livro é organizado pelos atores e diretores Claudio Mendes e Gustavo Gasparani a partir de pesquisas no acervo de Amir Haddad, e conta, também, com um texto do crítico, professor e jornalista Daniel Schenker sobre a carreira do artista e sua contribuição para a cena teatral brasileira.

“Tá na Rua”

Com mais de 40 anos de atuação e diversos prêmios, o grupo tem sede no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, desde 1980. Além disso, possui o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Por sua importância, Amir Haddad tem o título de “honoris causa” concedido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A Casa Tô Na Rua realiza oficinas teatrais, ensaios, celebrações e eventos artísticos culturais.
Sua marca são espetáculos que saem do convencional, primam pela ousadia e a desconstrução da dramaturgia, ocupando ruas e praças.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.