A maior insatisfação dos clientes é devido à forma de devolução ser em voucher
Veja o que fazer caso a 123 Milhas tenha cancelado a sua passagem
Na última sexta-feira (18), a empresa 123 Milhas anunciou a suspensão de emissão de passagens aéreas da linha “Promo”, até dezembro de 2023, decisão que desagradou e pegou muitos clientes de surpresa. O Procon abriu uma investigação contra a empresa para apurar o caso.
Apesar do anúncio, a empresa assegurou que, quem já tinha adquirido sua passagem para esse período, terá o valor de volta, contudo a maioria dos clientes se mostraram insatisfeitos nas redes sociais, poisa muitos não confiam mais na 123 Milhas e querem a devolução em dinheiro, para utilizar em outro lugar.
A maior insatisfação é devido à forma de devolução ser em voucher, uma vez que os pagamentos foram feitos em dinheiro. Além disso, muitos consumidores não querem voltar a fazer negócio com a empresa.
Nesse caso, o voucher se torna ainda mais problemático, visto que permite o seu uso apenas na 123 Milhas novamente. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe essa prática.
A 123 Milhas pode oferecer o voucher como devolução, mas não deve ser uma imposição e, muito menos, a única opção. Nesse caso, onde a empresa cancelou o serviço, a escolha é do consumidor.
“Voucher é um tipo de acordo que a empresa quer obrigar o consumidor a aceitar. Mas não é obrigado! Aceita se quiser, até porque, ao aceitar, eles estão falando que só vai ter o voucher e pronto! Quem aceitar, tem que usar o mais rápido possível (acho uma péssima ideia), mas quem não quer aceitar, entra com a ação”, explica o advogado Cardoso Neto.
De acordo com o Proncon, se 123 Milhas cancelou a sua passagem, você deve seguir os seguintes passos:
- Entrar em contato com a empresa para registrar a comunicação;
- Pedir esclarecimento sobre sua situação específica e de todas as condições;
- Registar uma reclamação junto aos Procons caso não atenda suas expectativas;
- Encaminhar reclamação através do site consumidor.gov.br;
- Não suspender pagamentos, mesmo diante da suspensão da oferta. Assim, caso precise levar à justiça, essa atitude demonstrará boa-fé.
O que fazer se as passagens da 123 Milhas tiverem sido emitidas para 2024?
Atualmente, os embarques suspensos são durante o período de setembro a dezembro de 2023. Mas, a empresa orienta que os clientes com viagens a partir de janeiro de 2024 já solicitem os vouchers.
Nesse caso, a devolução também será feita nas mesmas condições dos clientes que embarcariam até dezembro de 2023. No entanto, se já recebeu sua passagem, localizador ou e-ticket, sua viagem está confirmada.
Como solicitar os vouchers?
Caso opte por pedir o voucher da 123 Milhas, deverá seguir as orientações abaixo:
- Acesse a página de ajuda 123 Milhas;
- Informe os dados necessários;
- Clique em “Buscar”;
- Por fim, confirme a solicitação.
Leia também | Procon vai notificar 123milhas por suspensão de passagens aéreas
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.