lista tríplice

Lula indica advogada Daniela Teixeira para vaga no STJ

Teixeira fazia parte de uma lista tríplice elaborada na semana passada pelos ministros do STJ

Compartilhe:
29 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a indicação da advogada Daniela Teixeira, que atua no Distrito Federal, para o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na vaga reservada à advocacia.

Lula indica advogada Daniela Teixeira para vaga no STJ
Foto: OAB/DF

Teixeira fazia parte de uma lista tríplice elaborada na semana passada pelos ministros do STJ e enviada ao presidente da República para a indicação. Era a única mulher da lista. Agora, caberá ao Senado Federal proceder uma sabatina e aprovar o nome da advogada para a Corte Superior.

Daniela Teixeira tem 51 anos de idade, é formada pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), possuiu especialização em direito econômico e empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestre em direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vice-presidente da OAB no Distrito Federal.

O STJ é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada (como a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar).

Em postagem nas redes sociais, a primeira-dama Janja Lula Silva celebrou a escolha do presidente. “Muito contente com a indicação da advogada Daniela Teixeira para o STJ. Como tenho dito com frequência, é extremamente importante que mulheres ocupem cada vez mais espaços de decisão e poder. Parabéns, Daniela!”, escreveu.

Cearense concorre a outra vaga no STJ

Após a indicação de Daniela, ainda restam duas vagas para ministro no STJ, a serem preenchidas por membros da magistratura. O desembargador cearense Teodoro Silva é um dos nomes na lista quádrupla da qual sairão os dois nomes.

Além do magistrado cearense, outros três desembargadores estaduais compõem a lista: Carlos Vieira Von Adamek (TJSP), José Afrânio Vilela (TJMG) e Elton Leme (TJRJ). A divulgação foi realizada pelo STJ nessa quarta-feira (23).

Leia também | Ex-repórter da Globo, Giovana Teles assume cargo no governo Lula

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.