Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do país.
Marrocos tem histórico de grandes terremotos; veja outros tremores que atingiram o país
O país do Marrocos frequentemente experimenta terremotos em sua região norte devido à sua localização entre as placas africana e euroasiática. No mais recente, ocorrido na noite desta sexta-feira (8), ao menos 296 pessoas morreram e outras 153 ficaram feridas.
O terremoto ocorreu 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 quilômetros, às 23h11 no horário local (19h11 do horário de Brasília).
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram destroços caindo em becos estreitos e escombros espalhados pelas ruas. O tremor foi sentido em outros países: há relatos em veículos de imprensa de Portugal, Espanha e Argélia.
“A população nesta região vive em estruturas altamente vulneráveis a abalos sísmicos”, afirmou o USGS.
Veja outros terremotos que atingiram o Marrocos
Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do país.
Em 1980, o terremoto em El Asnam, na Argélia, com uma magnitude de 7,3, foi um dos terremotos mais destrutivos da história contemporânea. Resultou na morte de 2.500 pessoas e deixou pelo menos 300.000 pessoas desabrigadas.
Terremoto de Agadir de 1960: Este foi o terremoto mais devastador na história recente do Marrocos. Ocorreu em 29 de fevereiro de 1960, com uma magnitude estimada de 5,7 a 5,8 na escala Richter. A cidade de Agadir foi gravemente afetada, resultando na morte de milhares de pessoas e na destruição de grande parte da cidade.
Terremoto de Al Hoceima de 2004: Este terremoto ocorreu em 24 de fevereiro de 2004, com uma magnitude estimada de 6,3 na escala Richter. Ele teve seu epicentro próximo à cidade de Al Hoceima, no norte do Marrocos. Várias pessoas foram mortas, e muitos edifícios foram danificados na região.
Terremoto de 1994 em Atlas: Este terremoto ocorreu em 25 de fevereiro de 1994, na região montanhosa do Atlas Médio, com uma magnitude de cerca de 5,9 na escala Richter. Várias aldeias na área sofreram danos.
Leia também |Terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos deixa dezenas de mortos, diz imprensa local
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.