O atentado suicida ocorreu no sudoeste do Paquistão, nesta sexta-feira (29), durante festejos do aniversário do profeta Maomé.
Atentado suicida mata 52 pessoas no Paquistão durante festejos religiosos
Um atentado suicida deixou 52 pessoas mortas no Paquistão, nesta sexta-feira (29), conforme informado por autoridades locais no mesmo dia. O caso ocorreu em Mastung, que é um distrito da província do Baluchistão, região localizada no sudoeste do país. Ainda foram registrados 58 feridos.
O ataque aconteceu durante celebração do aniversário da Maomé, profeta da religião muçulmana. Os religiosos celebram a data no Paquistão, conhecida popularmente como o Mawlid an-Nabi. Ao longo do dia, distribui-se comida gratuitamente à população.
O país enfrenta um período de ataques sucessivos desde 2022, quando foi reavivado o conflito entre o governo do país e a organização Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), que tem em sua formação diversos grupos islâmicos de orientação sunita e radical. Até então, vigorava um cessar-fogo entre as duas forças, mas que acabou sendo rompido.
O governo do Paquistão se pronunciou sobre o atentado suicida por meio de declaração do primeiro-ministro interino Anwar-ul-Haq Kakar, que condenou de modo veemente o ataque e se solidarizou com as famílias afetadas. O ministro interino do Interior, Sarfraz Bugti também se pronunciou: segundo ele, o que ocorreu foi um ato hediondo, tendo ainda expressado pesar pelas vidas perdidas com o ataque.
A data, em que é comemorado o aniversário de Maomé, é oficialmente considerada um feriado nacional no país. O presidente e o primeiro-ministro interino tentam passar mensagens de unidade no Paquistão, tentando promover adesão da população aos ensinamentos de Maomé.
Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.
Leia também | Singapura evacua população e detona bomba encontrada da Segunda Guerra
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.