Mergulho Autônomo

Bombeiros fazem prova debaixo d´água em treinamento de alto rigor no Ceará

Capacitação dos profissionais acontece na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).

Compartilhe:
1 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

Um curso de mergulho para bombeiros militares do Ceará e de outros estados chamou a atenção nas redes sociais por incluir uma prova para responder perguntas sobre técnicas de salvamento e sobrevivência debaixo d’água. As aulas de capacitação do CMAUT (Curso de Mergulho Autônomo ) acontecem na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE).

Bombeiros fazem prova debaixo d´água em treinamento de alto rigor no Ceará
Foto: Reprodução

No vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros, os militares aparecem sentados em uma espécie de sala de aula montada dentro de uma piscina. Eles usam equipamentos de respiração e seguram pranchetas e canetas enquanto são supervisionados por fiscais.

De acordo com o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, a instituição cumpre uma tarefa importante ao iniciar e concluir cada turma do CMAUT. “Essa é uma formação complexa, um tanto quanto difícil, que demanda bastante preparo do aluno. Ao final, esse aluno estará pronto, ainda mais capacitado, para atender bem a sociedade. É uma qualificação que realmente põe o Ceará numa posição privilegiada”, afirma o gestor.

Já o coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto, também é mergulhador de resgate e enfatiza o valor da formação. “Este curso é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos corpos de bombeiros no Brasil, é conhecido pelo alto grau de dificuldade”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Curso prevê buscas em profundidade de até 50 metros

Os alunos são submetidos a um treinamento que inclui aulas de mergulho livre; mergulho autônomo; física do mergulho; fisiologia do mergulho; salvamento aquático e náutica, entre outros conhecimentos fundamentais para a formação de um mergulhador autônomo de circuito aberto.

Esse profissional estará apto a atuar em ocorrências de localização, busca, resgate e salvamento aquático, em profundidade de até 50 metros ou seis atmosfera de pressão.

Leia também | Quixeramobim comemora 234 anos com bolo de 16 metros para a população

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.