O golpe, conforme a apuração, vinha sendo cometido contra clientes de uma loja de móveis em Juazeiro do Norte.
MP denuncia suspeitos de terem aplicado golpe em clientes de loja de móveis
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apresentou uma denúncia contra cinco indivíduos ligados à loja de móveis Maison Designer, em Juazeiro do Norte, suspeitos de terem aplicado golpe em clientes. Os acusados enfrentam alegações de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e concurso material em múltiplas ocasiões. O MPCE também solicitou uma indenização solidária de pelo menos R$ 3 milhões para reparar danos morais.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Cicera Marciana Cruz da Silva, Iorlando Silva Freitas, Laynnara Pereira Gonçalves, Irineide Beserra Bragara e Marcelo Sousa Miranda teriam se apropriado de dados cadastrais de diversos clientes e mesmo de pessoas que nunca visitaram a sede da Maison Designer. Sem autorização dos titulares, eles teriam obtido empréstimos bancários fraudulentos junto a bancos.
O esquema do golpe envolvia a simulação de contratos de financiamento de móveis vendidos pela empresa, em Juazeiro do Norte. Os suspeitos, usando os dados das vítimas, teriam realizado empréstimos fraudulentos em grandes quantidade, tendo a empresa Maison Designer como beneficiária.
Após a aprovação fictícia dos contratos de financiamento pelos bancos, o dinheiro dos empréstimos era direcionado à empresa e, posteriormente, os valores eram distribuídos entre os membros da quadrilha, que praticavam a lavagem de dinheiro. Enquanto isso, as vítimas ficavam com as dívidas junto às instituições financeiras, resultando em prejuízos significativos.
O promotor de justiça Leonardo Marinho aponta que, até o momento, foram identificados diversos contratos de concessão de crédito fraudulentos e está sendo investigada a existência de outras possíveis vítimas e a participação de outros membros da quadrilha.
Como parte da investigação sobre o golpe aplicado, a Justiça determinou a prisão preventiva dos denunciados e a execução de mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte, a quebra de sigilo bancário e fiscal – inclusive no que diz respeito à loja de móveis – e a indisponibilidade de bens e valores dos investigados. Os mandados foram cumpridos em 23 de agosto de 2023, mas quatro dos acusados permanecem foragidos, enquanto um foi detido.
Sócios e funcionária de loja de móveis aplicam golpes em Juazeiro do Norte
Leia também | Sócios e funcionária de loja de móveis aplicam golpes em Juazeiro do Norte
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.