EDUCAÇÃO

ITA Ceará: Governo Federal aprova instalação de campus do instituto na Base Aérea de Fortaleza

Com essa aprovação, o relatório seguirá para o presidente da República para os próximos passos

Compartilhe:
3 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

O Governo Federal anunciou a confirmação da viabilidade da Base Aérea de Fortaleza como local ideal para abrigar um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, conforme o relatório técnico final dos estudos para essa instalação. A divulgação aconteceu na manhã de terça-feira (3), em São José dos Campos, no estado de São Paulo.

ITA Ceará: Governo Federal aprova instalação de campus do instituto na Base Aérea de Fortaleza
Foto: Divulgação

O governador Elmano de Freitas, acompanhado dos ministros da Educação e da Defesa, Camilo Santana e José Múcio Monteiro, respectivamente, recebeu a notícia positiva durante uma visita ao campus do ITA em São José dos Campos (SP). A senadora da República, Augusta Brito, também esteve presente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

“Gostaria de agradecer aos ministérios da Defesa e da Educação, porque isso é, sem dúvida, uma conquista muito grande para o Nordeste brasileiro em termos de excelência”, comemorou o governador Elmano de Freitas. “Eu aqui hoje saio ainda com mais orgulho de ser brasileiro, visitando as instalações do ITA e todo o trabalho que aqui vem sendo realizado. E imaginar que isso vai acontecer no Norte-Nordeste brasileiro, sediado no Ceará, é motivo de muito orgulho”, completou.

Camilo Santana, ministro da Educação, destacou que essa aprovação de viabilidade é uma boa notícia não apenas para o Ceará, mas para o país todo, pois permitirá a expansão da excelência do ITA.

Leia também | Concurso Ebserh oferece 695 vagas imediatas; saiba mais

Os estudos avaliaram a estrutura física da antiga Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aerolândia. Com essa aprovação, o relatório seguirá para o presidente da República para os próximos passos. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, enfatizou que levar o novo campus para o Nordeste e Norte brasileiro é um objetivo do Governo Federal.

A escolha do Ceará como sede do novo campus se justifica pelo estado ser considerado um dos locais de maior destaque nos vestibulares, com cerca de 40% dos aprovados no vestibular do ITA em 2023 sendo candidatos matriculados no estado. Com a implantação do ITA, o governador destacou que o Ceará avançará significativamente em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energias renováveis, bioengenharia e engenharia de sistemas, contribuindo para o avanço do conhecimento não apenas no estado, mas em toda a região Nordeste e Norte do Brasil.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.