assembleia legislativa

Deputados analisam proibir no Ceará empréstimos para idosos por telefone

Os empréstimos que são feitos aos idosos pelo telefone, dizem os defensores da proposta, acabam sendo abusivos com uma população vulnerável.

Compartilhe:
11 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

Deputados da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) analisam um projeto de lei que tenta proibir a oferta e a celebração de contratos de empréstimos a idosos aposentados e pensionistas via telefone. O projeto 135/23, enviado à casa por diversos parlamentares, foi tema de audiência pública na Assembleia esta semana.

Deputados analisam proibir no Ceará empréstimos para idosos por telefone
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A discussão, realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) em conjunto com a Comissão de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio (Cidec) da casa legislativa, contou com a participação de deputados e especialistas no tema. Na ocasião, o deputado Renato Roseno (Psol), um dos autores do projeto, defendeu a proposta, pontuando que 14 estados brasileiros já têm alguma lei para proteger a população idosa nesse tipo de situação, por sua condição de vulnerabilidade.

“O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou o entendimento pela constitucionalidade de normas estaduais que proíbem firmar estas operações de crédito via ligação telefônica pela vulnerabilidade da pessoa idosa fazendo com que estes idosos e idosas acabem contraindo operações de crédito que não eram desejadas ou sequer eram planejadas”, assinalou.

A posição foi ecoada pela presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Patrícia Viana. A advogada sugere que as empresas bancárias, ao elaborar uma proposta, conheçam a pessoa idosa para evitar violência patrimonial.

Por sua vez, o representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Sérgio Gianella, defendeu os empréstimos consignados aos idosos, pontuando que a modalidade atua contra o superendividamento e permite a quitação de outras dívidas mais caras.

Já a representante da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DP-CE), Amélia Rocha, acentuou que mais de 70% por cento dos contratos de empréstimos que geram problema iniciam-se com uma ligação. Segundo ela, a partir do contato, empréstimos sem solicitação são concedidos ao idoso, que contrai uma “dívida perpétua”. Além disso, continua a defensora, quando o idoso se interesse em devolver a quantia a empresa entende a devolução como “antecipação de prestações”.

Leia também | Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto para proibir casamentos homoafetivos

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.