FENÔMENO RARO

Começa o eclipse solar anular no Brasil; acompanhe ao vivo

Momento máximo, que é quando ele se torna angular, acontece por volta das 16h43 deste sábado

Compartilhe:
14 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

O eclipse solar anular teve início no Brasil por volta das 15h23 deste sábado (14). O Observatório Nacional transmite ao vivo o fenômeno em diversas partes do país. O melhor horário para observar o fenômeno em Fortaleza é entre 16h30 e 17h, mas o eclipse deve durar cerca de três horas. Durante o acontecimento, a Lua vai passar entre a Terra e o Sol, deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

Começa o eclipse solar anular no Brasil; acompanhe ao vivo
Foto: Observatório Nacional

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O último eclipse anular no Ceará aconteceu em 1995 e o próximo aparece em 22 anos, apenas em 2045. O momento máximo, que é quando ele se torna angular, acontece por volta das 16h43 deste sábado.

O fenômeno poderá ser observado com maior nitidez em grande parte do Nordeste, enquanto no restante do Brasil será visto de forma parcial.

Acompanhe ao vivo ao eclipse solar anular:

Cuidados na visualização do Eclipse solar anular

A observação segura do eclipse é de extrema importância para evitar danos à visão. Nunca se deve olhar diretamente para o Sol, seja em um eclipse ou não. A observação indireta, por projeção, é uma opção segura, bem como o uso de óculos com filtros solares certificados (ISO 12312-2) para uma observação direta.

Também é possível adquirir um filtro soldador nº 14, que pode ser comprado em lojas de material de construção ou ainda em lojas virtuais. Ainda assim, deve-se atentar para o modo como a observação será feita.

Recomenda-se fazer pausas durante a observação, de modo a evitar danos à visão. Especialistas apontam que o ideal seria fazer pausas de pelo menos um minuto de duração entre os momentos de visualização, que devem durar no máximo 30 segundos. Essa prática alternada deve minimizar os danos aos olhos.

Além dos cuidados com o olho, o restante do corpo também deve ser protegido. Quem estiver exposto à luz solar durante o eclipse, mesmo que não esteja olhando diretamente para o fenômeno, estará recebendo os raios solares no momento em questão. É recomendado usar filtro solar, roupas com propriedades térmicas, inclusive camisas de manga longa. Deve-se lembrar ainda de cobrir o pescoço e usar chapéu.

Veja outras dicas:

1.       Não olhar diretamente para o Sol durante o eclipse;
2.       Usar óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14 ou maior – aqueles que têm proteção contra raios UV e infravermelhos e podem ser comprados em lojas de materiais de construção ou de equipamentos de segurança do trabalho;
3.       Não olhe para o Sol com óculos escuros convencionais, usando telefones celulares ou câmeras fotográficas;
4.       Não use binóculos ou telescópios sem orientação especializada quanto ao tipo de filtro correto a ser apropriado.

Pontos de observação

Em Fortaleza, o eclipse vai poder ser observado tranquilamente, por se tratar de uma região sem serras. A Beira-Mar da capital pode ser uma boa opção. Para o restante do estado, a recomendação é fugir de regiões que tenham serras no pôr do sol.

Tipos de eclipses do Sol

Existem três tipos de eclipses do sol: parcial, total e o anular. O parcial ocorre quando a lua cobre somente parte do sol, diferente do total, onde a lua o cobre totalmente. Já o anular é quando a lua passa em frente ao sol, mas está menor que ele.

Leia também | Confira dicas para observar o eclipse anular solar em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.