A saúde mental de policiais tem sido pauta com mais frequência no debate público, como apontam profissionais da área.
Policiais recebem atendimento de saúde mental no Ceará para atenuar impactos psicológicos
Casos graves acompanhados por agentes da segurança pública, em sequência, acabam comprometendo a saúde mental dos policiais. Em resposta a isso, as instituições responsáveis pela atuação dos agentes têm dado seguimento a ações para tentar amparar esses profissionais e minimizar os efeitos negativos que esse cenário pode acarretar na vida deles e da população como um todo, de modo indireto.
Casos recentes com danos potenciais à saúde mental dos agentes se avolumam: uma chacina dentro da Delegacia de Camocim; quatro policiais civis mortos por outro colega que estava de afastado das funções para tratamento de sintomas de ansiedade; um policial militar que, em surto, manteve a esposa em cárcere privado; um outro agente que, na orla de Fortaleza, tirou a própria vida e deixou um bilhete. Todos apresentando sintomas psiquiátricos.
Desde 2017, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) conta com a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips). Criada para cuidar da saúde mental dos servidores de segurança, essa Assessoria conta com 3 psiquiatras, 15 psicólogos e um assistente social que atendem os agentes e sua famílias.
Conforme Germana Araújo, assistente social que atua no projeto, o agente de segurança é sempre o foco do trabalho desenvolvido junto à Secretaria, mas as famílias do profissional também podem ser atendidas.
Atualmente, a Secretaria trabalha com profissionais terceirizados para atender os agentes, mas a intenção é torná-los fixos. Isso já está sendo encaminhado para a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).
Abips atua para atender a saúde mental de policiais no Ceará
A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) oferece serviços para o acompanhamento psicológico e tem como público-alvo quem integra a SSPDS e suas vinculadas: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
A Abips funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, com atendimento psicológico, plantão psicológico, atendimento social, atendimento psiquiátrico, fisioterapia, além de palestras, ações e intervenções em grupo.
Leia também | “Acompanhamento psicológico dos policiais deve ser discutido”, diz especialista após chacina no Ceará
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.